Saúde

Sem vacinação, sarampo pode causar até três mortes a cada mil casos em crianças

O Brasil chegou a eliminar o vírus do país há alguns anos, mas a procura pela vacina diminuiu, fazendo com que a doença retornasse

Compartilhe:
13/10/2021 - 12h53min Secretaria da Saúde do RS Corrigir

A vacinação contra o sarampo é a forma mais efetiva de se proteger da doença. Crianças menores de cinco anos têm maior risco de desenvolver casos graves e sequelas, sendo que três em cada mil casos confirmados podem, inclusive, vir a óbito. O Brasil chegou a eliminar o vírus do país há alguns anos, mas a procura pela vacina diminuiu, fazendo com que a doença retornasse, foram registradas 40 mortes de 2018 até o momento.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora). Se a criança estiver com alguma em atraso, pode, neste mês, durante a campanha de multivacinação, ser levada até a Unidade Básica de Saúde mais próxima para colocar a caderneta em dia.

Campanha de multivacinação 2021

Ocorre até o dia 29 deste mês a campanha nacional de multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A estratégia é importante neste momento para elevar as coberturas vacinais, que já vinham em um cenário de queda nos últimos anos e que a pandemia acentuou ainda mais.

No próximo sábado (16) ocorre o “Dia D”, data em que os municípios abrirão extraordinariamente as Unidades Básicas de Saúde para a imunização desse público.

Ao todo, o calendário de vacinação prevê 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras oito até os 15 anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da covid-19.

Doença e sintomas

O sarampo é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, sendo transmitida de forma direta de pessoa a pessoa de forma respiratória ao respirar, falar, tossir ou espirrar. Tem como sintomas a febre e exantemas (manchas avermelhadas pelo corpo) também podendo apresentar tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

A especialista em saúde do Núcleo de Doenças Transmissíveis do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Juliana Dourado Patzer, comenta que as crianças são mais vulneráveis a evoluir desses sintomas para casos mais graves de pneumonia e encefalite, uma inflamação aguda no sistema nervoso central, que provoca a inflamação do cérebro. Ambos casos graves assim podem, inclusive, levar a óbito.

Queda na cobertura e volta do sarampo ao país

Em 2016 o Brasil chegou a receber da Organização Mundial da Saúde o certificado de eliminação do sarampo. Contudo, a procura pela vacina baixou, deixando uma maior parte das crianças desprotegidas. Assim, em 2018 o país voltou a registrar casos da doença. No país, foram mais de 40 mil casos entre 2018 e agosto deste ano, com 39 óbitos entre eles, a maioria em menores de cinco anos.

O Rio Grande do Sul não chegou a registrar mortes neste período. Porém, confirmou 185 casos em 21 municípios entre 2018 e 2020. O último caso confirmado ocorreu em abril do ano passado. Entre os casos confirmados no Estado, 87% tinham esquema vacinal incompleto ou nenhuma vacinada recebida. A cobertura vacinal do sarampo no RS vem em queda, variando de 90,5% em 2016 para 84,1% em 2020. A meta seria alcançar, no mínimo, 95% das crianças nas faixas etárias recomendadas.

“Consideramos que somente com 95% ou mais de cobertura vacinal contra uma doença altamente transmissível, como o sarampo, é que teremos uma imunidade de rebanho, controlando o vírus e evitando surtos”, ressalta Juliana. “A cada ano que não alcançamos esse patamar, vamos acumulando bolsões de suscetíveis, ou seja, grupos de pessoas não vacinadas que permitem que a doença permaneça circulando”, acrescenta.

Juliana destaca que as vacinas contra o sarampo, a tríplice e tetra virais, também protegem contra outras doenças. “A rubéola, que faz parte da tríplice, tivemos no Brasil o certificado de eliminação em 2015, por isso é fundamental a vacinação, caso contrário, da mesma forma do sarampo, podemos ter a reintrodução desse vírus”, diz. “E a caxumba, que é a outra que compõe a tríplice, ainda circula, inclusive tendo aumento nos últimos anos, principalmente em adolescentes não vacinados quando eram crianças”, completa.

Além dessas três doenças, a varicela (também conhecida como catapora) está junto na vacina tetra viral. Ela é uma doença infecciosa, altamente contagiosa. A principal característica é o surgimento de lesões na pele que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas). Pode levar a quadros de encefalite que pode ser fatal. Afeta principalmente bebês, crianças e adultos com o sistema imunológico comprometido.

Saiba mais sobre o sarampo

O que é?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Quais os sintomas?

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Quando a criança deve se vacinar?

A primeira dose é ao completar o 1 ano de idade (12 meses). A segunda dose é aos 15 meses, última dose por toda a vida.

Se houver alguma dose em atraso ou dúvida quanto a isso, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e confira.

Adulto deve se vacinar?

A vacina contra sarampo está disponível no SUS para indivíduos de 1 ano a 59 anos.

Se a pessoa tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem tiver comprovadas duas doses da vacina do sarampo não precisa se vacinar novamente.

Se não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra, a orientação é de duas doses para pessoas abaixo dos 30 anos ou apenas uma dose para pessoas acima dos 30 anos.

De forma preventiva a vacina é contraindicada durante a gestação, orientando-se que a vacinação ocorra antes ou após da gravidez.

Quais são as vacinas que protegem do sarampo?

Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola
Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

O que causa a doença?

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

A transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Quais as complicações?

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. Algumas das complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida:

Crianças
Pneumonia - Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas;

Otite média aguda (infecções de ouvido) - Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente;

Encefalite aguda - 1 em cada 1.000 crianças podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer;
Morte - 1 a 3 a cada 1.000 crianças doentes podem morrer em decorrência de complicações da doença.

Em adultos, a principal complicação é a pneumonia. As gestantes com sarampo pode apresentar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso. É importante se vacinar antes da gestação, pois a vacina é contraindicada durante a gestação.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui! Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
Mais Lidas
AABBTBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE