Saúde

Frutas que ajudam a emagrecer

Saiba quais frutas podem dar aquela força na hora de eliminar os quilos extras

Compartilhe:
21/01/2022 - 16h12min Corrigir

O verão, de maneira geral, é a época em que as pessoas tendem a comer melhor.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

As altas temperaturas fazem com que as pessoas tenham que expor mais seus corpos, o que as incentiva a tomar mais cuidado na hora de selecionar o que comer.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Além disso, o calor também incita a procura por alimentos mais leves, como saladas, carne branca e frutas, ótimos itens para quem quer ter uma dieta mais equilibrada.

Falando especificamente sobre as frutas, o verão é a melhor estação para elas, já que a época estimula a produção de uma grande variedade de opções.

Com isso, fica mais fácil incluí-las no cardápio – até mesmo para quem está na luta para perder alguns quilos.

Como as frutas ajudam no processo de emagrecimento?

As frutas são ótimas alternativas para nutrir o corpo sem consumir muitas calorias. A quantidade de vitaminas, fibras e o baixo índice glicêmico também chamam a atenção.

Apesar disso, é importante ter em mente que tudo consumido em excesso tem o potencial de fazer mal. Por isso, as porções devem ser balanceadas.

Frutas variadas podem fazer parte do café da manhã, sobremesa das refeições principais e pequenos lanches. A porção indicada é de 2 a 3 frutas diferentes por dia. O ideal é introduzi-las em uma dieta hipocalórica – de poucas calorias –, acompanhada de atividades físicas regulares.

Isso permite que o metabolismo use as reservas de gordura acumuladas no organismo, o que favorece o emagrecimento.

Morango

100 gramas de morango tem apenas 30 calorias e contém 2 gramas de fibra.

A fruta ajuda a emagrecer por causa de suas calorias negativas e por ser rica em compostos bioativos devido à elevada taxa de vitamina C, folato e fenólicos, que agem no corpo com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

As fibras auxiliam no controle de açúcar na corrente sanguínea porque aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e diminua o consumo energético. Também é uma fonte de potássio e ajuda a regular a pressão arterial.

O morango fica ótimo em sucos, vitaminas, geleias naturais e sorvetes.

Abacaxi

Cada 100 gramas de abacaxi tem somente 52 calorias e efeito diurético, eliminando a retenção de líquido e toxinas do organismo.

Também é rico em fibras, estimulando a saciedade e o bom funcionamento do intestino, o que contribui muito para a perda de peso.

Além de consumi-lo in natura, o abacaxi é muito utilizado em sucos detox e algumas sobremesas de baixa caloria.

Maçã

Com apenas 56 calorias e 1,3 gramas de fibra a cada 100 gramas de maçã, esta é uma boa opção para incluir em dietas equilibradas.

Cheia de antioxidantes – como catequinas e ácido clorogênico – e fibras, a maçã atua no controle glicêmico no sangue, melhora a digestão e diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos.

A ingestão regular da fruta também pode reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, asma e câncer. 

Maçã assada com canela e cravo-da-índia é uma opção incrível de sobremesa saborosa, low-carb e cheia de nutrientes.

Abacate

Muitos pensam que o abacate é calórico, mas a verdade é que 100 gramas da fruta têm apenas 96 calorias.

Essa taxa energética vem das gorduras mono e poli-insaturadas, que apresentam benefícios para o coração e o colesterol, além de também ter um volume considerável de fibras.

O abacate pode ser consumido em seu estado natural (sem adição de açúcar), em cremes, vitaminas e como ingrediente complementar de sanduíches e saladas.

Pera

100 gramas de pera contam com 60 calorias e 3 gramas de fibra, atuando no melhor funcionamento do trânsito intestinal e na regulagem de gordura no sangue.

Para que a pera tenha mais chances de sucesso no processo de emagrecimento, recomenda-se que seu consumo seja feito 20 minutos antes do almoço ou jantar – isso garante maior sensação de saciedade para que as refeições principais sejam menores.

Fica ótima em saladas de frutas ou de folhas, sucos e assada no forno.

Limão

Provavelmente a fruta mais utilizada na cozinha, um limão de tamanho médio tem somente 22 calorias.

As propriedades emagrecedoras estão especialmente associadas às funções diuréticas e antioxidantes, eliminando substâncias prejudiciais ao corpo que provocam inchaço e até celulite.

Também é riquíssimo em vitamina C que, além de proteger a imunidade, também é relacionada à queima de gordura.

O limão cai bem em sucos (inclusive os detox), sobremesas low carb e como tempero para uma enorme variedade de pratos.

Melão

O melão é indicado para quem precisa emagrecer, pois cada 100 gramas tem somente 29 calorias.

Por ser rico em água, tem benefícios diuréticos e ainda conta com potássio, fibras, antioxidantes, vitamina C, betacarotenos e licopeno.

Geralmente é consumido em sucos, salada de frutas e em seu estado natural.

Outros métodos de emagrecimento

É claro que não se deve depositar todas as esperanças nas frutas. Por mais que sejam ótimas auxiliares na jornada de perda de peso, é preciso mais do que isso para que existam resultados concretos.

As frutas devem ser incluídas em um cardápio balanceado, com outros alimentos saudáveis – legumes, verduras, carnes magras, grãos e cereais – e com mudanças de comportamento, como é o caso da prática frequente de exercícios físicos.

Na dúvida, o melhor a se fazer é procurar as orientações de um médico para que os melhores caminhos sejam mostrados. Como cada pessoa funciona de uma maneira, os tratamentos tendem a ser diferentes para determinados casos.

Em situações mais graves, como a obesidade, é provável que procedimentos mais “agressivos” sejam recomendados, como o uso do balão gástrico

Seja qual for o melhor método de emagrecimento mais apropriado, é sempre melhor que um profissional especialista seja consultado para que tudo seja feito com segurança e chances verdadeiras de sucesso.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET