Saúde

Secretaria da Saúde faz licitação internacional para a compra de medicamento para tratar fibrose cística

Farmácias de Medicamentos Especiais vão receber e distribuir o polivitamínico

Compartilhe:
18/05/2022 - 17h19min Ascom SES RS Corrigir

Até o próximo dia 20, empresas interessadas poderão apresentar propostas para a compra pela Secretaria da Saúde do polititamínico do tipo Dekas ou similar, usado no tratamento da fibrose cística ou mucoviscidose.

A fibrose cística é uma doença genética grave, crônica e progressiva, com comprometimento dos aparelhos digestivo e respiratório. Um dos sintomas, a insuficiência pancreática, gera má absorção de nutrientes e predispõe à carência de vitaminas lipossolúveis, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. Como consequência, são mais prováveis os problemas visuais, ósseos e sanguíneos, elevando a necessidade de internação e também o risco de vida.

É necessária, por isso, uma suplementação específica, formulada com concentrações diferenciadas, para que os pacientes com fibrose cística consigam absorver as vitaminas de maneira adequada, atendendo às orientações nutricionais.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Atualmente, a Secretaria da Saúde possui cerca de 200 usuários cadastrados no sistema demandando tratamento com o polivitamínico. Exista a dificuldade, no entanto, de adquirir o produto disponível no mercado nacional ou mesmo registrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com as especificações necessárias, o que fez o Departamento de Assistência Farmacêutica abrir uma licitação internacional.

Recentemente foi publicado edital para a compra na modalidade de Concorrência Internacional. A abertura das propostas será feita no mesmo dia do fim da licitação. Maiores informações podem ser consultadas no site das compras eletrônicas do governo estadual.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES
AABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ