Saúde

Rio Grande do Sul chega a 18 casos de varíola dos macacos

Estado registrou seis novos casos entre quarta e quinta-feira
05/08/2022 - 16h28min Corrigir

O Rio Grande do Sul registrou seis novos casos de varíola dos macacos entre quarta e quinta-feira. Agora o Estado tem 18 casos confirmados, distribuídos por 11 municípios. Ao todo, são 12 homens e seis mulheres.

O Estado contabiliza casos positivos de varíola do macado nas seguintes cidades: Porto Alegre (5), Viamão (2), Caxias do Sul (2), Canoas (2), Esteio (1), Garibaldi (1), Igrejinha (1), Novo Hamburgo (1), Passo Fundo (1), São Marcos (1) e Uruguaiana (1).

O Ministério da Saúde confirmou, na última sexta-feira (29), a primeira morte pela doença no Brasil, em Minas Gerais. A vítima foi um homem de 41 anos, que tinha, de acordo com a pasta, imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer, quadro que foi agravado pela varíola.

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

  • Por contato com o vírus – com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.
  • De pessoa para pessoa – pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.
  • Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
  • Da mãe para o feto através da placenta;
  • Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
  • Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
GRÁFICA.COM
Borgte Consórcios VEÍCULOS
LEDEJAR
IDEALPLAST
CÂMERAS
Mais Lidas
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CONCÓRDIAGRÁFICA.COMBorgte Consórcios VEÍCULOSLEDEJARIDEALPLASTCÂMERAS