Educação

Estudantes de Dom Feliciano expõem na Expoagro Afubra

As alunas apresentam na feira a pesquisa Energia Solar Fotovoltaica

Compartilhe:
22/03/2023 - 15h36min Ascom Prefeitura de Dom Feliciano / Edição: Redação BJ News Corrigir

Desde terça-feira (21), as alunas Claudia Kucharski Fyszer e Eren Nicoly Pereira da Silva da Gama, do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Constantino, participam da 13ª Mostra Científica Verde é Vida/Etapa Sul-Brasileira da 23ª Expoagro Afubra.

As estudantes apresentam a pesquisa Energia Solar Fotovoltaica, coordenada pela professora Joice Kolesny. Elas passaram por etapas escolares no município e com outras 15 escolas da região. A dupla ficou entre os 13 trabalhos finalistas para etapas estaduais, que envolvem Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O trabalho está exposto na praça do Espaço de Inovação do Agro, à esquerda do pórtico principal do parque, em Rincão del Rey, Rio Pardo (RS), até a próxima sexta-feira (24), com todas despesas pagas pelo Verde é Vida, programa de educação socioambiental e rural da Afubra.

Além da energia solar, exposta pelas donfelicianenses, outros temas compõem esta edição da mostra científica: inovação na propriedade, ecocultivo, chuvas, dengue, noz pecã, fertilizantes naturais, levantamento de fauna, erva-mate, alimentação saudável, fitoterapia e mostruário de sementes de plantas nativas.

Os outros dois eventos do Verde é Vida serão realizados nesta quarta-feira (22), o Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural, e, na sexta, o Fórum Sul-Brasileiro de Grupos Ambientais (GAs). O Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural ocorre durante o dia todo e acontece na Sala 1 do Espaço de Inovação do Agro.

Estarão reunidos representantes de secretarias municipais de educação e professores dos três estados do Sul para discutir a educação rural em nível local e regional. A programação será dividida em quatro painéis: Educação rural e o papel do município; Educação rural e o papel da escola; Educação rural e o papel da iniciativa privada; e relato de experiências de escolas parceiras do Verde é Vida.

E o Fórum Sul-Brasileiro de Grupos Ambientais será no palco principal da feira, no Espaço da Inovação do Agro, nos turnos manhã e tarde de sexta-feira, último dia da Expoagro Afubra 2023. O evento reunirá professores e alunos dos grupos ambientais das escolas parceiras nos três estados do Sul do Brasil para discutir ações dos grupos ambientais em suas escolas e comunidades. Serão quatro painéis: Grupos Ambientais na visão do professor; relato de experiências de professores; Grupos Ambientais na visão do aluno; e relatos de experiências de alunos.

Espaço de inovação do Agro

Para a realização das atividades do Espaço, a Afubra conta com parceiros como o Senac, a Escola do Chimarrão e entidades culturais. O Senac realizará (na sala 3) oficinas de gastronomia com produtos do agro ao longo do evento. A Escola do Chimarrão estará na praça do Espaço de Inovação, onde realizará oficinas sobre o preparo de diversos tipos de mate. No Espaço Cultural, entidades culturais desenvolverão oficinas sobre danças, música, gastronomia, jogos e trajes típicos, das etnias que contribuíram com a formação do povo rio-grandense.

O que ver na 13ª Mostra Científica Verde é Vida

- Quem disse que coisa boa não cai do céu?, da Escola Municipal Marciano de Carvalho, de Piên (PR)

- Dengue: melhor prevenir do que remediar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Arlindo Back, de Arroio do Meio (RS)

- Resgatando cultura e trazendo inovações nas propriedades rurais, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Rech Segundo, de Arroio do Tigre (RS)

- Ecocultivo: A horta como importante ferramenta de educação ambiental e alimentar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ervino Alberto Guilherme Konrad, de Arroio do Tigre (RS)

- Energia solar fotovoltaica, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Constantino, de Dom Feliciano (RS)

- Cultivando e Conhecendo a Noz Pecã, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanuel, de Santa Cruz do Sul (RS)

- Fertilizantes Naturais, da Escola Municipal de Educação Básica Adolpho Sebastiany, de Sobradinho (RS)

- Nem tudo que é Doce é Bom, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe dos Santos, de Vale do Sol (RS)

- Levantamento investigativo dos mamíferos silvestres encontrados em uma área, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira, de Venâncio Aires (RS)

- Erva Mate: do bosque para a cuia!, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Matilde, de Atalânta (SC)

- Plantar bem para comer bem, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Gropp, de Atalânta (SC)

- Estudo da fitoterapia em uma comunidade escolar de Capinzal/SC, da Escola Municipal Ernesto Hachmann, de Capinzal (SC)

- Mostruário de sementes integrantes do programa Bolsa de Sementes, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, de São Miguel D'Oeste (SC).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARES