Educação

Municípios da Costa Doce suspendem aulas após supostas ameaças de ataques a escolas

Ao menos duas cidades da região não estão tendo atividades escolares na rede municipal de ensino nesta terça-feira (11); cancelamento se estende pelo menos até amanhã (12)

Compartilhe:
11/04/2023 - 10h30min Atualizada em 11/04/2023 - 15h05min Corrigir

As supostas ameaças de ataques a escolas que circulam pelas redes sociais fizeram com que municípios da região Costa Doce suspendessem as aulas na rede municipal. 

Por meio de nota publicada no final da tarde dessa segunda-feira (10), a Prefeitura de Sentinela do Sul comunicou a suspensão das atividades escolares nas instituições públicas municipais de ensino.

Após reunião na Câmara de Vereadores com autoridades presentes, gostaríamos de informar que serão suspensas às aulas nos dias 11/04 (terça-feira) e 12/04 (quarta-feira) no município de Sentinela do Sul. A fim de que sejam tomadas medidas mais precisas em relação à segurança no ambiente escolar. Agradecemos a compreensão de todos. Para mais informações entre em contato através do número 51 3679 1086”, notificou o Executivo.

A suspensão é válida ainda para os serviços prestados no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Tempo de Viver em ambos os dias. Já o transporte escolar foi mantido, tendo em vista a necessidade de deslocamento para as escolas estaduais.

As aulas também foram canceladas nesta terça e quarta em Cerro Grande do Sul. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) informou que se reunirá nesta semana com representantes da Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) do município para definir um Plano de Segurança para as escolas

“Aviso. As aulas na Rede Municipal estão suspensas amanhã 11/4 e quarta-feira 12/4 devida à situação que estamos passando! Quarta-feira será a reunião onde será tratado sobre a Segurança nas Escolas....”, escreveu a SMEC.

Outros municípios

O restante dos municípios da região optou por manter as atividades escolares. Reuniões entre prefeitos, secretários e as forças de segurança estão acontecendo para traçar estratégias de monitoramento nos educandários. Pais e responsáveis relatam insegurança ao enviar as crianças para a escola. Alguns afirmam nas redes sociais que não levarão os filhos enquanto não houver guardas nas portas das instituições de ensino. 

A Prefeitura de Camaquã emitiu uma nota de esclarecimento, na tarde de ontem, após o episódio de um aluno do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Boaventura Cardoso da Silva, no bairro São Carlos, ter levado uma arma para o colégio.

Devido aos fatos ocorridos na manhã desta segunda-feira, 10 de abril de 2023, em escola da Rede Municipal, o Governo Municipal, através da Secretaria da Educação e Desporto, vem a público tranquilizar a comunidade informando que o ocorrido já foi repassado para o Ministério Público e às Forças de Segurança, as quais já estão atuando com as medidas cabíveis para garantir a normalidade e a segurança de toda a comunidade escolar do Município.”

A Força Tática da BM realiza patrulhamento nos horários de entrada e saída das escolas das redes municipal e estadual de ensino desde a noite de ontem.

Em Cristal, a direção da Escola Municipal Antônio Curi, na zona rural do município, resolveu manter os portões fechados durante o período de aula para evitar a circulação de pessoas que não fazem parte do núcleo escolar. Uma guarnição da BM também monitora os educandários do município na manhã desta terça-feira. 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Tapes e a BM se reuniram, na tarde dessa segunda (10), com as diretoras das escolas municipais e estaduais, representantes do Conselho Tutelar, para tratar da segurança nas escolas. O município também foi alvo de uma grande polêmica nos últimos dias após suspeita de que um aluno estaria planejando atacar uma escola. Entretanto, não houve cancelamento das aulas. 

Em Mariana Pimentel, os pais e a Secretaria Municipal de Educação travam um impasse sobre o fechamento temporário das escolas. "Aqui em Mariana Pimentel tá uma repercussão horrível. Os pais querem que fechem as escolas e a prefeitura e a secretária de educação não quer fechar (sic)", relatou uma mãe ao Blog do Juares (BJ News). Segundo orientação do Executivo, os professores devem dar falta para o aluno que não comparecer na aula.

A Prefeitura de Arambaré se manifestou por meio de nota, no fim da manhã desta terça, afirmando que redobrou os cuidados nas entradas e saídas das escolas do município. Além do patrulhamento ostensivo da BM, o governo municipal contratou equipes de segurança particular para os prédios educacionais. 

"ATENÇÃO: A Secretaria Municipal de Educação está atenta aos acontecimentos que chocaram o meio educacional nos últimos dias. Informamos à comunidade escolar que estamos com cuidados redobrados no que diz respeito a entrada e saída de qualquer pessoa na escola, bem como já houve a contratação de segurança particular para os prédios educacionais do Município durante o horário letivo e contamos ainda com patrulhamento ostensivo da Brigada Militar. LEMBRAMOS. Não é momento de pânico, mas de atenção. OBS: Compartilhe essa informação com seus amigos."

A Prefeitura de Dom Feliciano realizará uma live ao meio-dia para comentar sobre as medidas que serão efetivadas já nesta quarta-feira nas escolas municipais. O prefeito Clenio Boeira (PTB) questiona também o governo do Estado para ações com relação à Escola Estadual Dom Feliciano que tem cerca 700 alunos.

Também nesta manhã, a Prefeitura de Chuvisca promoveu uma reunião com a comunidade escolar e determinou que todas as instituições municipais de ensino terão vigilante na portaria durante o período do dia. As escolas do município já possuem câmeras de monitoramento. O prefeito Joel Subda (PSB) solicitou que os pais fiquem atentos ao comportamento dos filhos. "Gostaria de pedir a cada pai que tem arma de fogo em casa dobre a atenção. Também, preste atenção no telefone de seu filho ou filha: quais jogos praticam, grupos de conversa no whatsapp e com quais amigos conversam ( qualquer mudança de comportamento entre em contato com a direção escolar), alguma movimentação suspeita de veículo ou pessoa acione a Brigada Militar...", escreveu o gestor em seu perfil pessoal no Facebook.

Denúncias

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra escolas.

Essa é uma das ações do governo federal entorno da Operação Escola Segura, que teve início na última quinta-feira (6). As denúncias podem ser registradas através do link.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) também divulgou o canal restrito para o envio de denúncias pelo WhtasApp (51) 98444-0606.

Os órgãos públicos destacam que qualquer informação é bem-vinda e será mantida sob sigilo, além do anonimato do denunciante. 

*Atualizada às 15h05 para acréscimo de informações

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AFUBRA MAIO 2024
AABB
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERASAFUBRA MAIO 2024AABBTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR