Educação

Prefeituras da Costa Doce adotam medidas para orientar comunidade escolar sobre conteúdos consumidos na internet por crianças e adolescentes

Atividades foram pensadas após reuniões para debater segurança nas escolas depois de supostas ameaças de ataques às instituições de ensino na região circularem nas redes sociais

Compartilhe:
13/04/2023 - 09h42min Corrigir

Prefeituras da região Costa Doce estão apresentando medidas para orientar a comunidade escolar sobre conteúdos consumidos pelas crianças e adolescentes na internet. A intenção é manter pais e professores em alerta para os riscos de jogos e desafios que incitam ódio e violência – fontes utilizadas por autores de planos de massacres a escolas, conforme apontam especialistas em comportamento humano. Nos últimos dias, diversas notícias falsas de supostas ameaças de ataques a instituições de ensino da região circularam em grupos de WhatsApp, gerando pânico entre a população.

Por meio de nota publicada nessa quarta-feira (12), a Prefeitura de Cristal comunicou que pretende adotar atividades com a comunidade escolar, através de palestras e encontros para orientar pais e alunos quanto ao uso frequente da internet e os conteúdos acessados, principalmente jogos e desafios. O anúncio foi realizado após reunião na terça (11) entre o Executivo, diretores das escolas e representantes das forças de segurança.

A gestão municipal afirmou que a Brigada Militar (BM) não atendeu nenhuma ocorrência de eventuais ameaças ou ataques nos educandários do município. Uma equipe do efetivo local da BM visitou todas as instituições de ensino ao longo da terça para orientar e estabelecer medidas de segurança com os diretores. Os policiais militares também checaram as condições de segurança de cada unidade educacional. A prefeitura pede que a comunidade avise a BM, através do 190, sobre qualquer fato envolvendo o tema, além de destacar que o patrulhamento será intensificado nos arredores dos estabelecimentos de ensino.

Todas as escolas de Cristal possuem sistema de monitoramento interno e externo. Entretanto, o governo municipal garantiu investimento para a ampliação do cercamento eletrônico dos educandários da rede municipal no prazo de 10 dias.

As instituições de ensino do município também contam com zelador, que continuará monitorando a entrada e saída dos alunos, mantendo os portões fechados durante o período das aulas, como já ocorria anteriormente.

Outro município que também pretende realizar palestras orientacionais para pais e alunos é Cerro Grande do Sul. Em reunião nessa quarta-feira com a presença do prefeito Gilmar João Alba, o Gringo (PL), secretários da Administração, Educação e Obras, procuradoria e assessoria jurídica, diretores, coordenadores e Brigada Militar, o Executivo destacou que disponibilizará uma série de ações institucionais no sentido de orientar professores, pais e alunos para identificar comportamentos antissociais. As atividades serão organizadas junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e devem ser apresentadas em breve.

A administração municipal afirma que a BM intensificará o policiamento nas escolas e que, a partir da próxima segunda feira (17), as unidades de ensino contarão com seguranças portando detectores de metais. A BM disponibiliza o telefone/WhatsApp (51) 99605-0023 para qualquer emergência ou caso suspeito.

A prefeitura salientou ser solidária com a preocupação das famílias a respeito da segurança das crianças e jovens e informou que continuará trabalhando para garantir a proteção da comunidade.

“A segurança sempre está presente nas nossas ações e políticas públicas, pois acreditamos ser fundamental para todos e para garanti-la foram definidas uma série de ações que visam prevenir atos hostis nas escolas. [...] Por fim, esta Administração enfatiza que as conversações não vão parar e é necessário que assim seja. Continuaremos trabalhando juntos para garantir a segurança das nossas crianças e jovens. Não mediremos esforços para isso”, garantiu.

A segurança nas escolas foi reforçada em todos os municípios da Costa Doce por meio de rondas da BM nas unidades de ensino das redes estadual e municipal. Em Camaquã, os agentes de trânsito auxiliam no trabalho. Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul chegaram a suspender as atividades escolares entre terça e quarta-feira nas escolas municipais. 

O governo federal lançou, na última segunda-feira (10), o canal Escola Segura para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. A orientação é para que não sejam compartilhadas fake news que contenham conotação de ameaças às instituições de ensino. Em todo o Rio Grande do Sul, as aulas ocorrem regularmente na rede estadual de ensino.

A Polícia Civil do RS (PCRS) também divulgou o canal restrito para o envio de denúncias pelo WhtasApp (51) 98444-0606. Os órgãos públicos destacam que qualquer informação é bem-vinda e será mantida sob sigilo, além do anonimato do denunciante. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAIO 2024
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AFUBRA MAIO 2024SUPER SÃO JOSÉAABB
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES