Economia

Bancos deverão compartilhar dados para prevenção de golpes e fraudes

Os titulares dos dados terão livre acesso às informações que lhes dizem respeito

Compartilhe:
23/05/2023 - 13h17min Corrigir

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovaram uma nova norma que obriga as instituições financeiras a compartilharem entre si dados e informações sobre fraudes no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O objetivo é reduzir a assimetria de informação no acesso aos dados para prevenção desses tipos de golpes.

A norma obrigará a criação de um sistema eletrônico para o registro e a consulta de informações de ocorrências ou tentativas de fraudes identificadas. O prazo para implementação é até o dia 1º de novembro deste ano.

De acordo com o Banco Central, a nova norma foi criada devido ao crescimento dos meios digitais de transações financeiras e de pagamentos e o aumento das ocorrências de fraudes, golpes e crimes cibernéticos no sistema bancário. Em 2021, foram registradas mais de 4,1 milhões de ocorrências, contra 2,6 milhões em 2020 e 1,2 milhão em 2019.

As instituições financeiras serão responsáveis pelo uso dos dados e informações obtidos no sistema eletrônico, para desenvolver controles internos de gestão, preservando o sigilo bancário. Elas deverão obter de seus clientes o consentimento para tratamento e compartilhamento dos dados de fraudes.

Os titulares dos dados terão livre acesso às informações que lhes dizem respeito. Poderão solicitar a exclusão ou a correção dos dados registrados, em caso de eventuais erros, inconsistências ou outras demandas.

O chefe do Departamento de Regulação do BC, João André Calvino Marques Pereira, explicou que a norma foi criada para estabelecer uma rede de coordenação e cooperação do mercado na prevenção de crimes, e não de competição entre as instituições financeiras.

O BC vem tomando medidas para reduzir e prevenir fraudes e golpes. Entre outras normas estão a exigência de políticas de segurança cibernética, o aprimoramento de mecanismos de segurança no Pix, a discussão permanente com as instituições sobre novas iniciativas e ações de supervisão.

Com informações da Agência Brasil

 *Este artigo foi escrito com o auxílio de uma ferramenta de I.A baseada no modelo GPT, chamada Blog-GPT, e revisado por um ser humano, caso tenha encontrado algum erro, entre em contato pelo botão no topo da página ou pelo WhatsApp clicando aqui.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNETCÂMERASAABB