Educação

Nova vistoria do Corpo de Bombeiros interdita prédio do Ciep de Camaquã por tempo indeterminado

Os militares deliberaram a interdição depois de constatarem rachaduras e risco de colapso na construção. Primeira fiscalização ocorreu no início do mês. Direção aguarda o posicionamento da Secretaria Estadual de Educação sobre o atendimento aos alunos

Compartilhe:
14/06/2023 - 08h42min Corrigir

Uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros determinou a interdição da Escola Estadual de Ensino Médio Vereador José Adão de Assis Barbosa, o Ciep de Camaquã, por tempo indeterminado. A fiscalização dos militares ocorreu na tarde dessa terça-feira (13). A direção do educandário utilizou as redes sociais para comunicar a comunidade escolar da determinação. 

"Infelizmente, comunicamos que, novamente, a escola foi interditada pelo Corpo de Bombeiros por tempo indeterminado, apesar do laudo técnico do engenheiro da CROP (Coordenadoria Regional de Obras Públicas) autorizar o funcionamento. Maiores informações com a 12CRE, pelo fone: 5134017050. Por favor, avisem o maior número de pessoas possíveis", diz a nota.

As atividades escolares do Ciep Camaquã já haviam sido suspensas no último dia 2, após uma primeira vistoria dos bombeiros. Os militares deliberaram a interdição depois de constatarem rachaduras e risco de colapso na construção. 

O Círculo de Pais e Mestres (CPM) e o Conselho Escolar chegaram a organizar um abaixo-assinado e um ato de protesto em frente ao Ciep no dia 5 para tentar reabrir as portas da instituição de ensino. A direção também esteve em reunião com a Secretaria Estadual de Educação e a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Guaíba para buscar soluções do caso. 

A equipe de engenharia e arquitetura da Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP) realizou uma vistoria minuciosa no prédio. O laudo deu parecer favorável à retirada da interdição. As aulas haviam sido retomadas na última segunda-feira (12). 

Fundado em 1992, o Ciep recebe, atualmente, cerca de 400 alunos de Ensino Fundamental e Médio pela manhã e à tarde, na Rua Doutor Juarez Mendes Ferreira, nº 50, bairro Cônego Walter. Segundo a equipe diretiva, os problemas estruturais do educandário já teriam sido citados oficialmente ao governo do Estado, por várias ocasiões, desde 2019. Entretanto, a gestão afirma que não obteve retorno e ainda aguarda a verba estadual para as obras de melhoria.

Em outra postagem, a equipe diretiva do Ciep lamentou a decisão dos bombeiros e exaltou os esforços da comunidade escolar para manter a instituição de ensino funcionando. "A interdição do prédio em si não pode ser compreendida como falta de comprometimento de todos que fazem a escola, que diariamente se dedicam e trabalham por uma educação de qualidade!", ressaltou. 

A nota também destacou as atividades desenvolvidas para que a instituição de ensino "deixasse de ser colocada à margem da sociedade". "Registramos inúmeros eventos e práticas que emocionaram a todos e que agregaram a comunidade à escola, que periodicamente se fez presente nas feiras, mostras, reuniões e celebrações! É com tristeza, revolta e pesar que encaramos o fechamento indeterminado do CIEP. Agradecemos as manifestações de apoio e o acolhimento de todos que se mobilizaram pela escola, pedindo a reabertura e a execução da obra!"

A direção aguarda um posicionamento oficial da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre o atendimento aos alunos. Todas as informações serão repassadas pelos canais de comunicação da escola nas redes sociais. A comunidade escolar abrange estudantes dos bairros Ouro Verde, Cônego Walter, Loteamento das Flores, Vila Nova e Carvalho Bastos.

Leia a nota na íntegra:

"Boa noite!

A interdição do prédio em si não pode ser compreendida como falta de comprometimento de todos que fazem a escola, que diariamente se dedicam e trabalham por uma educação de qualidade!

Sabemos das conduções e caminhada de resgate que essa gestão, na pessoa do professor César Dinis empenhou para que o CIEP saísse do ostracismo e deixasse de ser uma escola colocada à margem da sociedade!

Registramos inúmeros eventos e práticas que emocionaram a todos e que agregaram a comunidade à escola, que periodicamente se fez presente nas feiras, mostras, reuniões e celebrações!

É com tristeza, revolta e pesar que encaramos o fechamento indeterminado do CIEP.

Agradecemos as manifestações de apoio e o acolhimento de todos que se mobilizaram pela escola, pedindo a reabertura e a execução da obra!

Aguardemos as demais orientações da SEDUC sobre atendimento dos alunos."

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET