Saúde

Neurocientista alerta falta de apoio para adultos superdotados

Fabiano de Abreu Agrela percebeu que adultos superdotados frequentemente enfrentam desafios específicos que podem ser subestimados

Compartilhe:
07/11/2023 - 10h32min Corrigir

Muito se ouve sobre programas de assistência para crianças de alto QI, mas existe um grupo frequentemente negligenciado. Fabiano de Abreu Agrela , Pós PhD em Neurociências e especialista em comportamento humano, está empenhado em direcionar sua expertise para auxiliar adultos superdotados a explorar seu potencial muitas vezes esquecido.

Com uma carreira dedicada ao estudo das complexidades do cérebro humano e do comportamento, Fabiano percebeu que os adultos superdotados frequentemente enfrentam desafios específicos que podem ser subestimados. A falta de apoio e orientação adequados pode levar a um subaproveitamento de seus talentos e potencial, "Enquanto as crianças de alto QI podem receber atenção nas escolas e dos pais, os adultos frequentemente são deixados para trás. É crucial entender que o desenvolvimento intelectual e emocional não para na infância. Os adultos também precisam de apoio contínuo para se desenvolverem", observa Abreu.

Ele ressalta que, ao contrário do que se possa pensar, os desafios não diminuem na idade adulta. Questões como encontrar o equilíbrio entre habilidades sociais, gerenciar expectativas e até lidar com a solidão intelectual podem afetar profundamente esses indivíduos. O especialista enfatiza que proporcionar um ambiente de apoio e desenvolvimento é essencial para que eles possam desbloquear todo o seu potencial, "Essa interação e atenção é importante. Os adultos superdotados sentem falta de conversas que possam explorar o seu próprio conhecimento, assim como absorver o conhecimento do outro. Quando um adulto superdotado encontra com outro adulto superdotado, a conversa se torna prazerosa e a sensação é única", comenta o especialista.

Fabiano reforça a ideia de que investir no desenvolvimento contínuo de adultos superdotados não apenas beneficia esses indivíduos, mas também contribui para a sociedade como um todo. "Ajudá-los a atingir seu pleno potencial não é apenas uma vantagem pessoal, mas também uma vantagem para o progresso da sociedade e para a promoção do conhecimento”, acrescenta.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ