Saúde

SMS de Camaquã oferece exame gratuito de PSA para homens acima de 45 anos durante o Novembro Azul

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais comum em homens a partir dos 60 anos

Compartilhe:
07/11/2023 - 16h45min Corrigir

Em apoio ao movimento Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Camaquã irá fornecer durante todo o mês de novembro a solicitação de exame de PSA em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para homens acima de 45 anos. O atendimento será de segunda a sexta, das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens em todo o país. No Brasil, estima-se que ocorram 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o período de 2023 a 2025. Atualmente, é a segunda causa de morte por câncer na população masculina, destacando sua importância epidemiológica.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais comum em homens a partir dos 60 anos. É importante que os homens estejam atentos a qualquer anormalidade no corpo e procurem serviços de saúde assim que possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida primariamente pelas células epiteliais da próstata, secretada no líquido seminal, onde permanece em concentrações elevadas, e em menores concentrações no soro de homens normais. Isso quer dizer que é normal que todos os homens tenham PSA no sangue desde que em níveis baixos. É o exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET