Saúde

Setor veterinário de Mariana Pimentel alerta sobre a esporotricose e conscientiza população sobre a doença

Enfermidade precisa ser observada com cuidado para quem tem o felino em casa

Compartilhe:
17/11/2023 - 10h14min Bira Costa / Ascom Prefeitura de Mariana Pimentel / Edição: Redação BJ News Corrigir

O setor médico veterinário da Secretaria Municipal da Agricultura (SMA) de Mariana Pimentel está se mobilizando para conscientizar a população sobre a esporotricose, uma doença que pode afetar tanto seres humanos quanto gatos de forma silenciosa.

O médico veterinário Filipe Ferrão Rosetti, um dos profissionais dedicados a essa área, apresentou informações sobre a propagação da doença, diagnósticos, sintomas e medidas preventivas para evitá-la com segurança.

"Antes de culparmos os gatos por essa doença, é importante entender o contexto. A esporotricose é causada por fungos do complexo esporotrix, que podem ser encontrados no solo, na matéria orgânica e nas árvores. No passado, costumava ser chamada de 'doença dos agricultores', pois era mais comum que pessoas que trabalhavam na terra se contaminassem com o fungo através de espinhos ou farpas. Para que a doença se desenvolva, é necessário que o fungo seja inoculado na pele. Os gatos têm maior facilidade em contrair e desenvolver a esporotricose devido ao seu comportamento de escavar a terra para enterrar as fezes e afiar as garras nas árvores. Quando se coçam, eles inoculam o fungo na pele e desenvolvem a doença, podendo transmiti-la para outros animais e até mesmo para pessoas. No entanto, os gatos não são os culpados, eles também são vítimas da esporotricose e necessitam de acompanhamento veterinário. A esporotricose é uma zoonose, mas é uma doença tratável. Os animais doentes não devem ter acesso à rua, pois podem perpetuar a doença onde quer que estejam. É responsabilidade de todos ter consciência e cuidado", explicou o veterinário.

Para mais informações e dúvidas, a SMA disponibiliza os telefones (51) 3495-6124 e (51) 3495-6128.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETAABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES