Saúde

Setor da Saúde de Dom Feliciano alerta sobre a importância do teste do pezinho em recém-nascidos

Exame deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e o 7º dia de vida da criança

Compartilhe:
17/11/2023 - 14h29min Igor Garcia / Ascom Prefeitura de Dom Feliciano / Edição: Redação BJ News Corrigir

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Dom Feliciano lançou um alerta para a população sobre a importância da realização do teste do pezinho nos recém-nascidos.

O teste do pezinho é um dos primeiros examesde prevenção na vida de um bebê e um dos mais importantes. Isso porque algumas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

Todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao teste, que idealmente deve ser realizado entre o 3º e o 7º dia de vida. Vale ressaltar que o exame não deve ser feito antes de 48 horas após o nascimento, pois os resultados podem não ser confiáveis. Caso não seja possível realizar o teste dentro desse prazo recomendado, ele deve ser feito em até 30 dias após o nascimento.

O Teste do Pezinho realizado pelo SUS é capaz de detectar doenças como enilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme (hemoglobinopatias), fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita (HAC) e deficiência de biotinidase.

Em Dom Feliciano, o exame é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser realizado na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Tiradentes, nº 219, no centro da cidade.

O exame é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para realizar o teste, é necessário apresentar os seguintes documentos do bebê: certidão de nascimento, carteira de vacinação e cartão do SUS. No município, são realizados em média 12 exames desse tipo por mês, de acordo com dados da SMS.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERAS