Obituário

Morre aos 91 anos Ápio Moraes, filho do ex-prefeito de Camaquã, Olavo Moraes

Informação sobre o falecimento foi confirmada pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) nas redes sociais

Compartilhe:
21/11/2023 - 08h41min Corrigir

Ápio Cláudio Moraes, filho do ex-prefeito de Camaquã Olavo Moraes, morreu nessa segunda-feira (20), aos 91 anos. A informação sobre o falecimento foi confirmada pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) nas redes sociais. 

"Perdemos hoje o meu caro amigo Ápio Moraes, filho do ex-prefeito de Camaquã Olavo Moraes, aos 91 anos. Nos encontramos pela primeira vez no ano passado quando ele decidiu viajar de Portugal, onde mora, para cá com o intuito de relembrar a história do seu pai. Neste ano, fizemos uma homenagem póstuma ao ex-prefeito com a presença do Seu Ápio. Uma perda grande de um amigo que a vida pública me deu. Fico feliz e com a consciência tranquila de ter podido homenagear o ex-prefeito Olavo, com o Seu Ápio ainda vivo. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz, Seu Ápio!", publicou Ivo em sua página no Facebook. 

A causa da morte não foi divulgada. Também não há informações sobre os atos fúnebres. Ápio era piloto de avião e morou em vários lugares do Brasil até ser contratado para trabalhar numa companhia área em Portugal. Ele visitou Camaquã no final de março de 2022, após 74 anos. Por conta da profissão, chegou a ficar mais de 50 anos sem contato com uma irmãO reencontro ocorreu graças ao intermédio do historiador camaquense Roberto Stepanski, que conseguiu descobrir que a irmã de Ápio estava morando na Bahia há muitos anos. Foi no estado do nordeste que os irmãos puderam se reencontrar.

Na ocasião, Ápio também esteve na Prefeitura de Camaquã relembrando a trajetória do pai como chefe do executivo camaquense junto ao prefeito Ivo. Ele demonstrou também o desejo de ver restaurado o túmulo de Moraes no Cemitério São João. Em resposta, o prefeito Ivo garantiu que a sepultura seria reformada e que prestaria uma homenagem póstuma ao ex-prefeito com uma placa no local.

Olavo Moraes foi um dos pioneiros na elaboração e construção de importantes obras de ruas no município, abrindo ou ampliando várias vias da cidade. Outro importante e lembrado feito de Moraes foi ter iniciado os festejos do centenário do município em 1950.

O descerramento da placa em homenagem póstuma ao ex-prefeito ocorreu em maio deste ano, com a presença de Ápio e da esposa. Além do prefeito Ivo, acompanhado da esposa Irene Lima, participaram da solenidade o vice-prefeito Abner Dillmann (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Neco Puschnerat (PSDB), o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki, a secretária de Educação e Desporto, Eva Rosi, o secretário Especial de Governo, Rafael de Moura, o coordenador político, Alex Petromann, o historiador camaquense, Roberto Stepanski, o vereador Ilson Meireles, o Tenente Madruga, da Brigada Militar e familiares de Olavo Moraes.

Veja a publicação feita pelo prefeito Ivo lamentando o falecimento de Ápio:

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AFUBRA MAIO 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES