Saúde

Simers aborda crise da Santa Casa de São Lourenço do Sul para o Ministério Público

A entidade médica também alerta para possível suspensão de atendimentos eletivos no Ano Novo

Compartilhe:
01/12/2023 - 10h19min Ascom Simers / Edição: Redação BJ News Corrigir

O diretor da Região Sul do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Sclowitz, reuniu-se na tarde dessa quinta-feira (30) com a promotora de Justiça de São Lourenço do Sul Cristiana Müller Chatkin. Na pauta do encontro, que aconteceu na sede da Promotoria de Justiça (MP/RS) da cidade, foram detalhadas situações acerca da grave crise financeira da instituição, os descumprimentos de inúmeros acordos e propostas realizadas para dirimir problemas dos atrasos de honorários, algo que se tornou crônico e histórico no hospital.

Os médicos que prestam serviços junto à Santa Casa, atualmente, estão com os honorários atrasados referentes a setembro e outubro de 2023. Outro ponto abordado foi a falta de informações e diálogo com a nova gestão, após a destituição de toda a administração anterior, inclusive membros da Provedoria. Diante do cenário de caos, e falta de esforço por parte do município, que atualmente gere a Santa Casa, em juntar esforços para debelar o agravamento, os médicos sinalizaram, extra-oficialmente, o indicativo de suspensão das atividades eletivas e consultas pré-operatórias. O período vislumbrado é 01 de janeiro de 2024, caso não haja apresentação de resolutividade dos atrasos e cumprimento de um acordo por parte do tomador dos serviços médicos.

Tais informações foram repassadas à Promotoria de Justiça, a fim de que se abra uma mesa de negociação, tendo como foco o saneamento dos valores inadimplentes, programação e projeção de quitação do honorários futuros e o plano de reestruturação financeira, além da formalização dos contratos de prestação de serviço junto aos profissionais. Cristiana Müller Chatkin sugeriu como alternativa para o caso seria o acionamento do Núcleo de Autocomposição do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (Mediar/MPRS).

“O Simers está buscando o que é de direito dos profissionais, que mesmo diante dos inúmeros percalços, não deixam de exercer suas funções, porém, o médico é um profissional e ser humano como qualquer um. Eles pagam contas, têm família e necessidades básicas que precisam ser honradas. É inadmissível os profissionais conviverem com essa calamidade. Enquanto Sindicato, seguiremos vigilantes e sempre abertos ao diálogo, tendo como última alternativa a suspensão dos atendimento eletivos em 1º de janeiro. Não é a melhor saída, mas é o único meio de fazer a comunidade médica ser respeitada. Lamentamos pelos pacientes, mas inclusive eles acabam por compreender que a situação da Instituição é insustentável”, explicou Marcelo Sclowitz.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES