Entretenimento

Renascer: conheça o elenco e confira o resumo dos primeiros capítulos da nova novela da Globo

Juliana Paes, Marcos Palmeira e Maria Fernanda Cândido estão na trama

Compartilhe:
22/01/2024 - 16h14min Corrigir

Confira o que vai rolar entre os dias 22 e 27 de janeiro da novela "Renascer", escrita por Bruno Luperi, baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e com direção artística de Gustavo Fernandez. No ar a partir das 21h na Rede Globo.

Segunda-feira (22)

José Inocêncio caminha pelas terras na região de Ilhéus até que e se depara com o Jequitibá. Ele decide cravar o seu facão aos pés da árvore, selando seu destino com aquele lugar. Firmino cobra de Cândida as dívidas deixadas por seu marido. José Inocêncio é surpreendido por jagunços de Firmino e tem o corpo despelado. Rachid, o mascate que passava pelo local, também é atacado. Ele se salva ao fingir que está morto. Rachid se depara com José Inocêncio pendurado na árvore e fica em choque. Rachid salva José Inocêncio e o deixa na porta de Cândida, que acaba abrigando o homem em sua fazenda. Inácia sente um calafrio ao ver José Inocêncio. Firmino vai até a casa de Jacutinga. José Inocêncio recebe de Inácia um colar como guia de proteção. Cândida decide ir embora e deixa sua fazenda para José Inocêncio. Passam-se três anos, e José Inocêncio está reabilitado do ferimento, com as terras de sua fazenda fortalecidas. Maria Santa observa os preparativos da festa do Boi Bumbá pela fresta da janela do quarto já que Venâncio proíbe a filha de sair de casa.

Terça-feira (23)

José Inocêncio não gosta de saber que o Boi Bumbá vem das terras de Belarmino. Quitéria conversa com Nena sobre Marianinha, a irmã mais velha de Maria Santa, que foi expulsa de casa por Venâncio há algum tempo. José Inocêncio e Firmino discutem. Belarmino, fazendeiro da região, instrui os matadores sobre o serviço para matar José Inocêncio. Quitéria intercede por Santinha e Venâncio permite que Maria Santa saia pela primeira vez no cortejo do Boi. Deocleciano fica preocupado com a premonição de Inácia e pede a José Inocêncio que não viaje a Ilhéus sozinho. Vestido de Boi, Venâncio ataca Jose Inocêncio ao notar o interesse do rapaz por Maria Santa. Quitéria enfrenta Venâncio. Instruído por Belarmino, o matador acerta José Inocêncio, que cai de sua montaria.

Quarta-feira (24)

osé Inocêncio consegue enganar os dois matadores e se salva da tocaia. Nena comenta com Belarmino que acha o jeito de Venâncio estranho. Venâncio ameaça matar José Inocêncio ao saber por Deocleciano que o patrão está interessado em Maria Santa. José Inocêncio manda Deocleciano entregar uma ‘encomenda’ na fazenda de Belarmino. José Inocêncio diz a Deocleciano que não consegue tirar Maria Santa da cabeça. Belarmino tenta convencer Venâncio a matar José Inocêncio em troca de terras. Inácia aconselha José Inocêncio a esquecer Maria Santa. Nena orienta Quitéria a cuidar de Santinha e mantê-la longe de Venâncio. José Inocêncio se depara com Maria Santa na cachoeira.

Quinta-feira (25)

Maria Santa pede a José Inocêncio que vá embora, com medo de o fazendeiro ser morto por Venâncio. Belarmino se sente ofendido ao ouvir de Deocleciano que José Inocêncio quer comprar as suas terras. José Inocêncio se nega a vender seu cacau para Firmino. Juliete, uma das moças da casa de Jacutinga, conta para ela que viu a tropa de José Inocêncio passar por sua casa. Padre Santo informa a Inácia que Cândida faleceu. Venâncio desconfia de que Quitéria possa estar escondendo algo dele, quando ela afirma que gostaria que Maria Santa se casasse com José Inocêncio. Maria Santa avisa a Venâncio que vai embora de casa.

Sexta-feira (26)

Maria Santa comunica a Venâncio que está grávida. Venâncio decide ir embora com Quitéria e abandona Maria Santa na porta da casa de Jacutinga. Jacutinga acolhe Maria Santa e orienta suas meninas a não comentarem sobre a presença da filha de Venâncio no bordel. José Inocêncio diz a Padre Santo que vai atrás da Maria Santa. Belarmino procura José Inocêncio e conta que Venâncio foi embora levando Santinha. Ele se desespera. Jacutinga percebe a pureza de Maria Santa. Norberto comenta com Firmino sobre a presença de uma menina nova no bordel. Belarmino se depara com Maria Santa ao chegar à casa de Jacutinga.

Sábado (27)

Belarmino e Firmino disputam a atenção de Maria Santa na casa de Jacutinga. Maria Santa conta a Jacutinga que foi José Inocêncio quem a beijou. José Inocêncio reforma a fazenda com o dinheiro da venda do cacau e a ajuda de Deocleciano e Jupará. Jacutinga repreende Juliete por reclamar de Maria Santa. Inácia sente que algo de ruim pode acontecer. José Inocêncio aceita comprar a safra de cacau de Belarmino, em troca de informação sobre o paradeiro de Maria Santa. Nena fica aflita ao ver Belarmino saindo de casa armado. José Inocêncio reencontra Maria Santa na casa de Jacutinga e os dois se emocionam. Belarmino fica de tocaia a espera de José Inocêncio e atira contra ele.

Veja o elenco e os personagens da trama:

Marcos Palmeira será José Inocêncio. Sozinho no mundo, ele chega ao sul da Bahia aos 25 anos, munido somente de coragem, um facão e um diabinho dentro de uma garrafa. O explorador acaba assumindo as terras de uma viúva do cacau e revoluciona o plantio do fruto. Humberto Carrão será José Inocêncio na primeira fase da novela.

Primeira Fase

Duda Santos viverá Maria Santa, filha de Venâncio e Quitéria e irmã mais nova de Marianinha, a Santinha. Quase sem sair de casa, ajuda a mãe nos trabalhos domésticos. No dia que tem autorização para acompanhar o Bumba meu boi, se apaixona perdidamente por José Inocêncio, em romance desaprovado pelo pai. Acreditando estar grávida, acaba sendo largada pelos pais na casa de Jacutinga, a cafetina da cidade

Fábio Lago interpretará Venâncio, o capataz do Coronel Belarmino, pai de Maria Santa e marido de Quitéria. Homem bruto, é conhecido na região por ser o ‘miolo’ do boi nas festas do Bumba e ter expulsado as filhas de casa.

Belize Pombal será Quitéria, mulher de Venâncio e mãe de Marianinha e Maria Santa. Submissa e leal ao marido, Quitéria não questiona suas decisões, mas também não o perdoa por ter expulsado a primogênita de casa.

Maria Fernanda Cândido viverá Cândida. Mulher honesta, ela fica viúva de um fazendeiro da região e se vê às voltas com os negócios do falecido e com a ganância de Coronéis como Belarmino e Firmino. Ela acolhe o jovem José Inocêncio e entrega suas terras ao forasteiro misterioso, a fim de recomeçar a vida longe dali.

Edvana Carvalho será Inácia (nas duas fases da novela). Guardiã e devota de José Inocêncio, ela é sensitiva, tendo as premonições que salvaram a vida das inúmeras tocaias sofridas. Mãe de Ritinha, a quem cria sempre nas rédeas curtas.

Adalino Reis (1ª fase) e Jackson Antunes (2ª fase) interpretam Deocleciano. Braço direito e um dos primeiros funcionários de José Inocêncio.

Uiliana Lima será Morena, na primeira fase de Renascer. Mulher de Deocleciano, vive em harmonia com o marido e é como uma segunda mãe para João Pedro, de quem cuidou e o amamentou após a morte de Maria Santa.

Evaldo Macarrão será Jupará. Mateiro conhecedor das plantas e árvores, trabalha na fazenda do jovem José Inocêncio. É um homem trabalhador e tímido, que conquistou Flor, uma das moças da casa de Jacutinga.

Antonio Calloni será Coronel Belarmino. Influente e poderoso fez fama e fortuna nos tempos áureos do cacau abusando da violência. A chegada do jovem José Inocêncio desperta a inveja e ódio do Coronel, conhecido por armar tocaias para se livrar de seus desafetos. Casado com Nena e avô de Mariana.

Quitéria Kelly será Dona Nena. Mulher de Belarmino, ela carrega as marcas de uma vida ao lado de um homem rude e implacável. Ao ficar viúva e sem rumo, ela aceita a oferta do jovem José Inocêncio por suas terras e vai embora com os filhos. A sede de vingança pela derrocada de sua família, fez com que Nena criasse a neta, Mariana, curtida no ódio que ela sentia dos Inocêncio.

Enrique Diaz interpretará Coronel Firmino. Fez fortuna atuando como intermediário da compra e venda do cacau na região e, mais tarde, como agiota. Ardiloso, não deixa transparecer suas reais pretensões.

Chico Diaz viverá Padre Santo nas duas fases de Renascer. Testemunha da trajetória de José Inocêncio e dos moradores da região, estabelece uma grande amizade com o jovem Pastor Lívio, lutando por melhores condições para os trabalhadores e assentados.

Matheus Nachtergaele será Norberto, nas duas fases da novela. Dono da única venda da vila, principal ponto de encontro da região e onde tudo acontece, acaba sendo o detentor de fofocas. Com um grande coração e, na intimidade, carrega saudade de dona Jacutinga, sua eterna amante, desde o dia em que ela foi embora.

Juliana Paes interpretará Jacutinga nas duas fases de Renascer. Dona da ‘casa das damas’, é uma mulher de grande força e sabedoria. Torna-se uma segunda mãe para Maria Santa, quando a jovem é abandona à sua porta pelos pais. É ela quem promove o casamento de Maria Santa e José Inocêncio e realiza o parto dos quatro filhos do casal. Jacutinga tem um carinho especial por Norberto até o dia que vai embora para nunca mais voltar.

Flavia Barros será Juliete. Ambiciosa, é uma das damas da casa de Jacutinga e sempre tenta se colocar em vantagem em relação às demais.

Julia Lemos viverá Flor. Ela se dedica aos trabalhos da casa no bordel de Jacutinga. Mais jovem que as colegas, Flor é sempre alvo das brincadeiras por conta de seu recato e inocência. Encontra um futuro fora dali nos braços de Jupará. É a mãe de Zinha.

Gabriel Sater e Almir Sater interpretarão Rachid. Anjo da guarda do jovem José Inocêncio, é ele quem costura sua pele de volta ao corpo e o salva da primeira e mais impressionante tocaia que ele sofre. Única testemunha do acontecido, Rachid tem o paradeiro desconhecido por muitos anos, mas retornará a região para cumprir uma missão do passado.

Segunda fase

Renan Monteiro viverá José Augusto. Primogênito de Maria Santa e José Inocêncio e único dos quatro filhos que guarda memórias da mãe. Perfeccionista, formou-se em Medicina e sua vida, porém, sai dos trilhos quando passa a ser investigado no hospital, além de enfrentar uma separação traumática.

Marcello Melo Jr. será José Bento. Boa praça e fanfarrão, o filho de José Inocêncio é advogado e avesso ao trabalho, adepto a lei do mínimo esforço. Vive às custas do dinheiro do pai sem a menor crise, e dos trambiques em que se enfia.

Rodrigo Simas será José Venâncio. Único dos filhos de Inocêncio a conquistar a independência financeira, ele é publicitário e casado com Eliana, com quem tenta ter filhos há algum tempo. Se apaixona perdidamente por Buba.

Juan Paiva interpretará João Pedro. Filho caçula de José Inocêncio, é um jovem honesto, simples e trabalhador que sofre com a indiferença do pai e a sina de ter tirado a vida da mãe, que morreu no parto. Ao contrário dos irmãos, nunca saiu da fazenda, onde aprendeu todos segredos do pai na lida com o cacau. João também terá de lutar contra o amor que sente por Mariana, quando a jovem escolher ficar com seu pai, José Inocêncio.

Núcleo da Fazenda Jequitibá Rei

Theresa Fonseca será Mariana. Com um ar inocente e jeito faceiro, a jovem arrebata o coração de João Pedro, mas seduz José Inocêncio, que também acaba se encantando por ela, depois de sofrer muitos anos em luto pela morte de Maria Santa. Perdida e confusa entre os sentimentos que lhe despertam João e o coronel, ela acaba escolhendo o patriarca. Neta de Belarmino e Dona Nena, Mariana chega ao sul da Bahia, com o ímpeto de querer vingar a morte do avô e recuperar as terras que ela acha que tem direito.

Samantha Jones viverá Zinha. Filha de Jupará e Flor, a jovem foi criada como uma irmã para João Pedro. Tem em Morena e Deocleciano, seus padrinhos, suas grandes referências depois da morte de seu pai. Vive a tristeza eterna deste luto e atribui a tragédia à falta de competência do médico José Augusto.

Xamã será Damião. Valente e destemido, é contratado para dar fim em José Inocêncio. O matador desiste da ideia e acaba virando um de seus funcionários. Apaixona-se por Ritinha, mas perderá o rumo quando Eliana chegar à fazenda.

Mell Muzzilo será Ritinha. Filha única de Inácia, a jovem não quer saber de compromisso até conhecer Damião. Funcionária da fazenda vive sob a criação rigorosa da mãe e a rédea curta do pai.

Mac Suara viverá Chico. Pai de Ritinha e marido de Inácia, ele é funcionário da fazenda de José Inocêncio e rígido na criação da filha.

Eli Ferreira interpretará Professora Lu. Professora na escola da fazenda de José Inocêncio. Com um passado misterioso, Lu não revela suas origens.

Núcleo da fazenda Egídio

Vladimir Brichta será Egídio. Filho único e herdeiro do pai, Coronel Firmino, Egídio se fez um Coronel temido e influente na região. Casado com Dona Patroa e pai de Sandra, herdou também do pai a rivalidade com José Inocêncio.

Camila Morgado interpretará Iolanda, a Dona Patroa. Mulher de Egídio e mãe de Sandra, é conservadora e submissa. Busca nas orações e na fé converter Egídio e endireitar seus tortuosos caminhos.

Irandhir Santos será Tião Galinha. Catador de caranguejo, é um homem humilde e sonhador. Almeja oferecer uma vida de rainha para Joan, sua esposa e o grande amor de sua vida. É acolhido na fazenda do Coronel Egídio, de quem vira empregado e por quem é sumariamente explorado.

Alice Carvalho interpretará Joana. Mulher de Tião Galinha, Joaninha é bondosa e trabalhadora. Joana chama a atenção do Coronel Egídio, que a leva para trabalhar dentro de sua casa, sob as ordens de sua esposa, Dona Patroa.

Breno da Matta será Pastor Lívio. Com uma vida dedicada à vocação religiosa, Pastor Lívio cresceu em um lar evangélico batista. Depois, decidiu ir para as estradas em busca de Deus. Foi nessa via-sacra que os seus caminhos e os de Padre Santo se cruzaram.

Núcleo Rio de Janeiro

Sophie Charlotte será Eliana. Mulher de José Venâncio, é sofisticada e sedutora. Modelo de sucesso e um tanto paranoica, abriu mão da carreira para viver ao lado do marido no Rio de Janeiro. Eliana não vai aceitar a separação amigavelmente nem perder o marido para Buba.

Gabriela Medeiros interpretará Buba. Obstinada e competente, formou-se em Psicologia e está cotada para assumir um cargo de liderança numa multinacional. Se apaixona por José Venâncio e sonha em formar uma família com ele e ser mãe. Mas o preconceito por ser uma mulher trans acaba sendo um grande obstáculo para o casal.

Pedro Neschling será Eriberto. Melhor amigo e sócio de José Venâncio na agência de publicidade no Rio de Janeiro, é um profissional talentoso, porém invejoso. Ao saber que Eliana e o sócio não vivem uma boa fase, ele aproveita a situação para se aproximar da modelo.

Juliane Araújo será Kika. Namorada de José Bento desde os tempos de faculdade, vive uma relação instável de idas e vindas. Advogada, é ela quem assume os casos e participa das audiências no lugar dele, que até hoje não tem licença para atuar na área.

Livia Silvia será Teca. Jovem, que vive em situação de rua no Rio de Janeiro tem em Neno e Pitoco, seus únicos amigos, e em Du, o amor de juventude. Ao se descobrir grávida e sozinha, a jovem entra em desespero, até o destino colocar Buba em seu caminho.

Gabriel Lima da Silva viverá Neno. Jovem que vive em situação de rua, aprendeu desde cedo a se virar para garantir a sobrevivência.

Juan Queiroz será Pitoco. Apaixonado por Teca, vive em situação de rua ao lado de Neno, seu companheiro inseparável. Tem Du como maior referência e aceita embarcar nos planos do líder mais por necessidade do que outra coisa.

José Duboc será Du. Líder do grupo de jovens que em situação de rua, é o grande amor de Teca. Se desespera ao saber da gravidez.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES