Saúde

Confira cinco dicas de como cuidar da pele diabética

Professora explica como manter saudável uma pele que exige atenção especial

Compartilhe:
30/01/2024 - 10h13min Ascom Xcom Corrigir

Algumas doenças são capazes de afetar diretamente a qualidade da pele como, por exemplo, a diabete. Pessoas que vivem com essa condição, além de terem de se preocupar com o nível de insulina no organismo, também devem ter um cuidado redobrado com a pele.

As queixas mais comuns são de feridas que demoram a cicatrizar, pele seca, alteração na coloração e coceira. Marcia Xavier Santos, nutricionista e professora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina, alerta que os diabéticos devem ter muito cuidado também com lesões nos pés, pois eles podem desenvolver o que é conhecido como "pé diabético". “Isso envolve complicações, como úlceras, infecções e problemas de circulação, que podem afetar essa região”, explica. 

Embora o risco de complicações na pele causadas pelo diabete seja alto, é possível preveni-lo com uma rotina de cuidados relativamente simples.

Confira abaixo cinco dicas da especialista. 

1- Hidratação adequada: beber bastante água para manter a pele hidratada, especialmente em climas quentes. A hidratação adequada ajuda a prevenir a pele seca e a evitar complicações. 

2- Controle glicêmico: manter os níveis de glicose no sangue sob controle, pois isso ajuda a prevenir complicações cutâneas associadas à diabete. Dessa forma, é importante seguir o plano de tratamento recomendado pelo médico e monitorar regularmente os níveis de glicose. 

3- Evitar coçar: o atrito pode levar a feridas e aumentar o risco de infecções. Para evitar, basta manter as unhas curtas e usar loções ou cremes calmantes para aliviar a coceira, se necessário. 

4- Proteção solar: usar protetor solar regularmente para proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV. A pele de pessoas com diabete pode ser mais sensível, e a proteção solar ajuda a prevenir problemas relacionados à exposição excessiva ao sol

5- Limpeza suave: escolher produtos de limpeza suaves, e evitar água muito quente durante o banho, pois isso pode contribuir para a pele seca. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB