Saúde

Aumento da expectativa de vida reflete no número de idosos ativos sexualmente, entenda

Graças ao aumento da expectativa de vida e às influências deste acontecimento, sexo na terceira idade está se tornando algo cada vez mais comum, além de ser uma prática capaz de trazer vários benefícios à saúde

Compartilhe:
30/01/2024 - 10h34min Corrigir

A expectativa de vida do brasileiro aumentou em 30 anos de 1940 a 2022, de acordo com o IBGE. Hoje, a expectativa média é de 75,5 anos, sendo estimado que as mulheres vivam 79 anos e os homens 72 anos. Considera-se, por sua vez, que a terceira idade inicie-se aos 60 anos, de acordo com o Estatuto do Idoso, do Ministério da Saúde.

O aumento da expectativa de vida do brasileiro é positivo sob vários aspectos, permitindo que os integrantes da terceira idade possam desfrutar mais dessa fase da vida, inclusive em seu relacionamento sexual, um tema que nem sempre é abordado, mas merece destaque.

A pesquisa “National Poll on Healthy Aging”, feita pela Universidade de Michigan (EUA) e que contou com 1.002 respondentes entre 65 e 80 anos (dado que se considera que a terceira idade se inicia aos 65 anos em países desenvolvidos), levantou uma série de números interessantes sobre o sexo na terceira idade:

  • A maioria dos respondentes com um parceiro romântico já está nesse relacionamento há mais de 10 anos;
  • A maior parte dos adultos mais velhos concordou que o sexo é uma parte importante de um relacionamento romântico em qualquer idade;
  • 40% indicaram que são sexualmente ativos, percentual que sobe para 54% entre os que têm um parceiro romântico;
  • Entre os que são sexualmente ativos, 92% relataram que o sexo é uma parte importante de um relacionamento romântico;
  • 51% dos homens relataram que são sexualmente ativos, contra 31% das mulheres;
  • 65% descreveram estar interessados em sexo;
  • 73% disseram estar satisfeitos com suas vidas sexuais. Entre as mulheres, 43% consideram estar extremamente ou muito satisfeitas com sua vida sexual, contra 31% dos homens.

Ao aliar o aumento da expectativa de vida média no Brasil com os relatos trazidos na pesquisa da Universidade de Michigan acerca do sexo na terceira idade e aos benefícios que essa prática proporciona em todas as fases da vida, fica claro como é importante falar sobre o tema.

O dia 24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado no Brasil e o conteúdo visa homenagear este público, mas não falando sobre o afastamento das atividades profissionais. Afinal, aposentar-se do trabalho para poder curtir a vida com menos preocupações é um grande objetivo, mas quem quer se aposentar do sexo, não é?

Continue a leitura para entender quais são os reflexos do sexo na terceira idade, além de conferir algumas dicas e sugestões importantes para permitir que esses momentos aconteçam cada vez mais vezes e com o maior prazer possível.

Quais são os benefícios do sexo na terceira idade?

Para além do prazer, que já é um motivo muito importante, ter relações sexuais constantes na terceira idade pode fazer muito bem para o corpo e a mente.

Um estudo publicado no periódico Sexual Medicine, liderado pela Drª. Sarah Jackson (UCL Institute of Epidemiology and Health Care) e pelo Dr. Lee Smith (Anglia Ruskin University), indicou que a atividade sexual está associada com uma maior qualidade de vida na comparação com os outros adultos.

O estudo analisou dados de 6.879 adultos mais velhos, com idade média de 65 anos, contidos no English Longitudinal Study of Ageing (ELSA). Alguns dos destaques são:

  • Homens e mulheres que relataram qualquer tipo de atividade sexual nos 12 meses anteriores tiveram uma maior pontuação de “aproveitamento de vida” que aqueles que não são sexualmente ativos.
  • Para mulheres mais velhas, uma maior frequência de beijos e carícias foi associada com um maior aproveitamento da vida, fazendo com que elas se sentissem mais próximas emocionalmente a seus parceiros durante o sexo. Não houve, porém, uma associação significativa com as reações sexuais e esse aproveitamento.
  • Para os homens mais velhos, por sua vez, a satisfação com sua vida sexual e a frequência de relações sexuais estiveram diretamente relacionadas com o aproveitamento da vida.
  • Este estudo indica, então, que a relação sexual pode ser mais importante para os homens do que para as mulheres em relação à promoção do bem-estar, ao passo que as mulheres se sentem mais ligadas a outras atividades sexuais.

Há outros benefícios que podem ser proporcionados pelo sexo na terceira idade. Um estudo publicado no periódico The Journal of Sex Research mostrou que a prática frequente do sexo nesta fase da vida pode ajudar na manutenção de um cérebro saudável em idades mais avançadas, com a preservação das funções cognitivas.

Com dados analisados de 1.683 mulheres e homens a partir de 62 anos, constatou-se que os participantes do estudo que relataram ter uma vida sexual muito prazerosa e satisfatória atingiram melhores resultados de avaliação cognitiva depois de 5 anos, em comparação com aqueles que responderam de maneira diferente.

Os pesquisadores acreditam que o sexo permite que o estresse seja controlado tanto durante o ato quanto depois. Além disso, há que se destacar também que a atividade sexual e o orgasmo liberam dopamina no cérebro, o que permite desfrutar ainda mais do hormônio do prazer.

Como ter melhores relações sexuais na terceira idade?

Aqui, não há nenhuma receita infalível que se aplique para todos os casos. Afinal, cada relação tem suas peculiaridades, que dependem das características e preferências dos envolvidos.

Algumas dicas simples e que podem ajudar são as seguintes:

  • Sexo não começa na cama. Para que o casal atinja um momento prazeroso em conjunto, é preciso que a relação seja nutrida ao longo dos dias, com um bom tratamento entre eles. Carinho e companheirismo ajudam muito.
  • Entenda as preferências do outro. Uma chave para conseguir aumentar a frequência das relações sexuais pode ser satisfazer os desejos da outra pessoa antes dos seus. Assim, ambos saem ganhando, já que pode haver a “compensação” na próxima relação.
  • Mesmo que a qualidade do sexo não seja a mesma, os benefícios ainda se aplicam. É natural que o vigor e a energia já não sejam as mesmas de quando se tinha 20 ou 30 anos, mas isso ainda é bom para a saúde. Pesquisadores afirmam que dos 75 aos 90 anos, o sexo frequente, mesmo não tão bom, já é benéfico para o cérebro.

Se ainda havia alguma dúvida de que o sexo na terceira idade deve estar mais do que presente na rotina, ela já foi por terra agora.

Caso você tenha alguma condição ou dificuldade nas relações sexuais, de caroço no pênis a disfunção erétil nos homens, entre tantas outras possibilidades, não hesite em procurar por ajuda médica o quanto antes. Assim, você já pode aumentar as chances de ter uma melhor saúde sexual desde agora até a terceira idade.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET