Saúde

Guaíba inaugura Associação de Terapeutas para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Evento ocorreu no último sábado (17)

Compartilhe:
19/02/2024 - 10h08min Corrigir

Guaíba inaugurou nesse fim de semana a Associação dos Terapeutas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (ATPICS), no bairro Jardim dos Lagos. O evento ocorreu no final da tarde do último sábado (17). 

A presidente e idealizadora da associação, terapeuta Fátima Beniz, salientou que a ATPICS vem complementar o serviço de saúde do município, proporcionando às pessoas conhecerem e desfrutar das terapias com valores sociais, além de fazer um trabalho voluntário em parceria com órgãos públicos que necessitam desse suporte.

A cerimônia contou com a presença de Célia Ramiro, representante do gabinete da primeira-dama Deisi Maranata (PDT), Elisangela Leal da Silva, representante da vice-prefeita Claudinha Jardim, os vereadores Carla Vargas (PTB) e Alex Medeiros (PP), além de representantes das secretarias de Assistência Social, de Educação, da Associação dos bairros, conselhos municipais e terapeutas do município. 

PICS

Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Estas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população.

As PICS fazem parte das práticas denominadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI). Tais condutas são recursos terapêuticos que fortalecem o cuidado ofertado no SUS e ampliam a percepção da população para no sentido da autonomia e do autocuidado, desempenhando um papel abrangente e podendo ser incorporadas em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde, com foco principal das PICS na Atenção Primária.

O ministério destaca que uma das ideias centrais dessa abordagem é uma visão ampliada do processo saúde e doença, assim como a promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente do autocuidado. As indicações às práticas se baseiam na no indivíduo como um todo, levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais.

O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica. É uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes. Além disso, quando necessário, as PICS também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES