Saúde

Comer salada, eu? Saiba como variar as preparações para aumentar consumo de verduras e legumes

Nutricionista dá dicas sobre como inserir esses alimentos na rotina até para quem não gosta de saladas, por exemplo

Compartilhe:
19/02/2024 - 10h59min Usina de Notícias Corrigir

Calor, indisposição, vontade de ter uma alimentação mais leve. Para muitos, comer uma boa salada é a melhor opção. No entanto, as verduras e legumes ainda encontram resistência entre muita gente. 

A nutricionista Maria Tainara Carneiro explica que o consumo de legumes e verduras precisa ser um hábito diário na alimentação humana, e utilizá-los em saladas é uma das principais alternativas. “Os legumes e verduras são fonte de vitaminas, minerais e fibras, essenciais para o funcionamento do nosso intestino e metabolismo. O ideal é variar no tipo, corte, cozimento e temperos dos legumes e verduras das saladas”, afirma a nutricionista, que é professora do curso de Nutrição da Estácio. 

A principal dica da nutricionista é fazer uma salada colorida. Além de conter nutrientes diferentes, a utilização de várias folhas e legumes a deixa mais bonita e apetitosa. Outra orientação é acrescentar uma gordura boa na salada, como azeite, e utilizar ervas e temperos naturais para dar sabor, como orégano, manjericão, pimenta e cheiro-verde. Também pode-se adicionar alguma proteína, como atum ou frango, por exemplo, além de fibras, como chia, linhaça, semente de abóbora, castanha e nozes. Para finalização, use molhos caseiros. “Assim, cada salada terá um sabor diferente”, destaca a profissional. 

Para quem gosta dos molhos prontos, Maria Tainara explica que é imprescindível analisar as informações da tabela nutricional e lista de ingredientes do produto escolhido. “No geral, os molhos industrializados apresentam uma quantidade maior de sódio, além de conter açúcares, ácidos, aditivos, corantes e aromas artificiais. Tais composições não agregam em nossa saúde”, analisa a professora da Estácio. 

De acordo com a nutricionista, uma alternativa mais saudável seria preparar o próprio molho, usando como base as ervas e temperos naturais, além de gordura boa, como azeite e iogurte natural, por exemplo. Mas, para quem é do grupo que não gosta de salada de jeito nenhum, há um alerta: é necessário, sim, consumir verduras e legumes para suprir as necessidades nutricionais de vitaminas e minerais diariamente. 

A sugestão é acrescentar legumes e verduras em preparações e bebidas, como: adicionar cenoura e brócolis no arroz; a abóbora no feijão; a cenoura e abobrinha na omelete e preparar uma torta com legumes; suco de laranja com cenoura e suco de limão com couve são algumas alternativas. “Comece consumindo verduras mais suaves até ir adaptando seu paladar. Faça saladas com cortes diferentes, varie entre crua, cozida e assada. Por fim, seja persistente, pois precisamos de várias alternativas em diversas preparações para apresentarmos novos sabores ao nosso paladar”, finaliza Maria Tainara Carneiro. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETAABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR