Saúde

Camaquã registra três focos do Aedes aegypti nos primeiros meses de 2024

Até o momento, o município não tem casos notificados de dengue, nem confirmados ou sob investigação

Compartilhe:
22/02/2024 - 08h43min Corrigir

Camaquã registra ao menos três focos do Aedes aegypti somente nos dois primeiros meses de 2024. As equipes da Vigilância em Saúde localizou dois pontos de proliferação do mosquito causador da dengue, febre chikungunya e zika vírus no bairro Carvalho Bastos e um no bairro São Carlos.

Todavia, o município não tem casos notificados de dengue, nem confirmados ou sob investigação até o momento, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O coordenador da Vigilância Sanitária de Camaquã, Fabiano Martins, afirmou ao Grupo Blog do Juares de Comunicações que os focos do bairro Carvalho Bastos foram descobertos em janeiro e o do bairro São Carlos em fevereiro, mas todos já foram delimitados e eliminados. 

A Vigilância em Saúde de Camaquã destaca que as ações de combate ao Aedes aegypti continuam no município. O setor pede para que a comunidade auxilie estando atenta ao acúmulo de água em depósitos e recipientes, além de realizar a limpeza de calhas, piscinas e outros locais que possam acumular águ e realizar o descarte adequado do lixo.

Em todo o Rio Grande do Sul, há 5,7 mil infecções notificadas e seis mortes em decorrência da doença. O óbito mais recente foi reportado nessa quarta-feira (21). A vítima é um homem de 63 anos, morador de Cruz Alta, no Noroeste. Segundo a SES, ele sofria de doenças preexistentes e morreu no dia 15 de fevereiro - tendo a confirmação do óbito por dengue sido confirmada apenas ontem. 

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Confira os principais sintomas da doença:

  • Febre alta;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alerta da doença são caracterizados principalmente por:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos;
  • Sangramento de mucosa;
  • Irritabilidade.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES