Geral

Confira quais alimentos podem ser oferecidos para os cães

Conheça um pouco mais sobre alimentos permitidos e proibidos na dieta dos pets para uma vida longeva e saudável

Compartilhe:
10/04/2024 - 16h46min Corrigir

Uma das características mais marcantes dos cães, e que faz muita gente se apaixonar, é que, muitas vezes, eles se comportam como verdadeiras crianças fazendo bagunça, correndo pela casa e comendo tudo o que veem pela frente. No entanto, os tutores precisam ficar atentos, pois existem diversos alimentos que são tóxicos para os cães, enquanto outros são saudáveis e devem ser introduzidos na alimentação do pet.

Para não restar mais dúvidas, confira uma lista com alimentos que podem ser consumidos e outros que não podem ser oferecidos para cachorros.

Alimentos que são proibidos para cães

Alguns alimentos são proibidos para cães pelo fato de serem tóxicos, por resultarem em sintomas como diarreia, náusea, vômitos, desidratação e alguns podendo levar até a um grau de intoxicação alto, que pode levar o bichinho à morte.

- Álcool: não é preciso nem comentar sobre o consumo de álcool por animais, em especial os cães, que sofrem todos os efeitos que os seres humanos, mas de maneira potencializada, sofrendo letargia, desidratação severa e podendo comprometer o fígado do animal.

- Alho e cebola: os dois principais ingredientes para os pratos típicos brasileiros também são os que mais causam reações adversas nos pets. A ingestão de alho e cebola pode causar taquicardia, palidez das mucosas, dificuldade respiratória e fraqueza muscular.

- Chocolate: o verdadeiro vilão para cães é o chocolate, pois esse alimento possui um composto chamado teobromina, que tem efeito vasodilatador e estimulante; nos cães, esse efeito é potencializado, causando agitação, taquicardia, náusea, espasmos e arritmia cardíaca.

Alimentos que são permitidos para cães

Existe uma variedade gigantesca de alimentos naturais que são permitidos e encorajados pelos veterinários na dieta dos cães.

- Beterraba: esse alimento é rico em vitaminas A, B e C, que ajudam a manter o sistema imunológico do bichinho em dia; a única contraindicação da beterraba é que ela possui muitos açúcares, então deve ser evitada por animais com princípio de diabetes.

- Cenoura: as cenouras são ricas em betacaroteno e cálcio, ideais para a manutenção da saúde dos dentes, pele, pelos e olhos dos cães, e pode ser servida crua e sem casca para o pet se distrair com o alimento por mais tempo.

- Manga: outra fruta apreciada pelos cães, as mangas devem ser servidas sem casca e sem caroço. A fruta é rica em vitamina C, ideal para o sistema imunológico do cachorro.

- Carne bovina: o alimento preferido dos cães, a carne bovina é muito importante para complementar a alimentação dos pets, pois é rica em proteína essenciais para a manutenção dos músculos do pet; a carne bovina pode ser servida crua e resfriada.

- Ração: não pode ser esquecida a ração para cachorro; as rações comerciais são o principal alimento recomendado pelos veterinários por compreenderem todos os grupos de vitaminas e minerais necessários para a saúde do cão. A tecnologia envolvida na produção de ração animal se desenvolveu muito nos últimos anos, garantindo rações mais saborosas, com maior teor de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas, minerais, diminuição de sódio, conservantes e corantes.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)