Geral

Onda de falências: 5 dicas para proteger a sua empresa

Ter alguns cuidados pode ser a diferença entre falir ou manter a empresa de pé, explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros

Compartilhe:
29/04/2024 - 15h38min MF Press Global Corrigir

Os últimos meses têm sido bastante complicados para os empreendedores brasileiros, por crises econômicas, entre outros fatores, o que fez com que, apenas no mês de fevereiro deste ano, cerca de 80 empresas falissem no Brasil e outras 169 entraram com pedidos de recuperação judicial.

Esses dados acendem o alerta para as empresas que mantêm um bom equilíbrio nas contas ou que enfrentam pequenos problemas para tomar medidas preventivas que ajudem a proteger a sua empresa e aumentar as suas vendas e resultados, como explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Guga Medeiros.

Focar em ações que ajudem a manter as contas equilibradas é fundamental para a sustentabilidade da empresa. O aumento das vendas e uso de estratégias de marketing eficazes não apenas impulsionam o crescimento, mas também fortalecem a empresa contra os impactos negativos de crises”.

5 dicas para proteger a sua empresa da falência:

1 - Reorganização Interna: “A estrutura interna da sua empresa é a base para a sua estabilidade financeira, boas vendas, relacionamento com o cliente, etc., por isso, avalie e reorganize a estrutura interna da empresa, otimizando processos, reduzindo custos desnecessários e realocando recursos, o que chamo de ‘arrumar a casa’, olhar primeiro para dentro da empresa, antes de lidar com fatores externos”, afirma Gustavo Medeiros.

2 - Estratégias de Marketing: “Investir em boas estratégias de marketing ajuda a aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e fidelizar os existentes, um pilar importante para uma empresa durante momentos de crise. Mas é importante lembrar que não basta apenas investir no marketing online, o marketing offline também é importante, mas muitas vezes é deixado de lado, o que é um grande erro”.

3 - Diversificação: Explore novas oportunidades de negócios, diversifique a sua oferta de produtos ou serviços. Se sua empresa tem apenas uma fonte de receita, ela fica muito mais sujeita a flutuações na economia, invista em novas fontes de receita sem esquecer do seu público-alvo”, explica Gustavo Medeiros.

4 - Controle Financeiro: “As finanças são, sem dúvidas, um dos pilares mais importantes da durabilidade de uma empresa. Por isso, mantenha um controle financeiro rigoroso e gerencie bem estoques e renegocie dívidas sempre que necessário”.

5 - Planejamento de Longo Prazo: “Desenvolva e execute um plano estratégico de longo prazo, estabelecendo metas realistas, identificando oportunidades e ameaças, e ajustando as estratégias conforme necessário. Um planejamento de curto prazo, que não considera o futuro do negócio, não é uma boa estratégia para uma empresa durar”, afirma.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAIO 2024