Geral

Ministério Público do RS ajuíza ação contra a CEEE Equatorial em Pelotas

Deficiência no fornecimento de energia é o motivo da medida

Compartilhe:
11/04/2024 - 08h26min Ascom MPRS Corrigir

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Pelotas, ajuizou nessa terça-feira (9), ação civil pública (ACP) contra a CEEE Equatorial. O objetivo é apurar irregularidade decorrente da demora e da deficiência na prestação do serviço de restituição do fornecimento da energia elétrica pela empresa em função de evento climático que atingiu todos os municípios da comarca de Pelotas, entre os dias 11 e 12 de julho de 2023.

A ação, assinada pelo promotor de Justiça, José Alexandre Zachia Alan, teve por base o grande número de reclamações de consumidores, que tiveram os serviços de energia elétrica interrompidos por vários dias. Além disso, os consumidores relataram falhas na prestação de informações por parte da empresa.

A ação pede, liminarmente, que a CEEE Equatorial siga os prazos máximos estabelecidos em Resolução Normativa da ANEEL, que são de 24, 48, 4 ou 8 horas para o restabelecimento do serviço em caso de interrupção, segundo a natureza da religação (normal ou de urgência) e a área (urbana ou rural), sob pena de multa horária no valor de R$ 500 mil, seja para os casos futuros ou para os consumidores que, no momento da edição da medida liminar se encontrem sem o fornecimento adequado.

A ação pede ainda que, no caso de futuras faltas de energia elétrica, a empresa não exija dos consumidores a apresentação prévia de laudos emitidos por profissionais qualificados, e/ou orçamentos detalhados, exceto quanto evidente, e demonstrada inequivocamente sua má fé, para o ressarcimento de valores que não superem 50% do salário-mínimo nacional, servindo como prova a simples declaração do consumidor e fotografia digital ou nota fiscal, de bens como, por exemplo, medicamentos, alimentos perecíveis e eletrodomésticos.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTOR