Geral

Veja dicas de segurança para evitar fraudes e proteger informações nas compras online

Autenticação de dois fatores e criptografia de dados podem ajudar a driblar os golpistas

Compartilhe:
16/04/2024 - 16h15min Corrigir

Com a digitalização dos processos simples do dia a dia como os bancários, os pagamentos online se tornaram parte do cotidiano e facilitaram a vida de muitas pessoas. Mas, com toda essa tecnologia, surge também a necessidade de uma preocupação maior com a segurança, visto que criminosos têm aproveitado para fortalecer golpes envolvendo transações bancárias.

Assim, é preciso buscar mecanismos para blindar os dados dessas possíveis fraudes que acarretam, algumas vezes, em prejuízos financeiros. As instituições bancárias devem estar sempre de olho no que acontece ao redor para manter a integridade dos clientes, mas estes, por sua vez, também precisam ficar atentos e tomar medidas para garantir a segurança e prevenir fraudes. Por isso, separamos algumas dicas para não cair em golpes. 

Monitoramento das transações: Essa dica não vale apenas para pessoas físicas, mas também para comerciantes ou microempreendedores, que devem manter uma forma de monitorar regularmente as transações financeiras, para evitar a movimentação de atividades suspeitas. Um dos exemplos é a ativação de alertas automáticos, que podem ser configurados para notificar atividades incomuns, como compras desconhecidas.

Criptografia de dados: Outro mecanismo importante e que ajuda a proteger as informações confidenciais do responsável durante transações pela internet é a criptografia. Dados criptografados são convertidos e ficam incompreensíveis para terceiros que desejam acessá-los, por isso é importante se certificar se os sites usados para pagamentos utilizam protocolos de segurança robustos. 

Conscientização: É importante estar atento às práticas de segurança usadas para pagamentos online. Nesse contexto, vale pontuar a criação de senhas fortes com letras, números e caracteres especiais, evitar cliques em links suspeitos enviados por mensagens de texto ou e-mail e estar por dentro das novas formas de golpes. 

Autenticação de dois fatores: Outro exemplo importante de prevenção que já é usado principalmente em aplicativos de bancos ou de mensagens é a autenticação de dois fatores. Essa medida nada mais é do que uma camada adicional de segurança que exige duas etapas de verificação antes de permitir uma transação ou o acesso à conta. Dessa forma, a autenticação pode incluir mais de uma senha, códigos enviados por SMS, autenticação biométrica, facial ou aplicativos de autenticação.

Utilizar plataformas de pagamento confiáveis: Ao fazer transações via internet, é importante conferir se o site ou o intermediador de pagamento é confiável. Empresas conhecidas geralmente buscam tecnologias avançadas para proteger as informações dos clientes. Caso identifique algo fora dos conformes, é necessário pesquisar melhor antes de fazer a compra. 

Atualizações nos aplicativos: Hoje em dia, muitos aplicativos buscam atualizações regulares para garantir a segurança dos usuários. Por isso, é importante manter sistemas e softwares atualizados para que o aparelho esteja dentro das conformidades, e, caso haja problemas de segurança, sejam corrigidos de forma rápida. 

Em resumo, a proteção dos dados em transações online depende de um conjunto de medidas tomadas por empresas, consumidores e provedores de serviços de pagamento. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
CÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR