Geral

Design de interiores em foco: tendências atuais para transformar o seu lar

Sustentabilidade e ancestralidade são as tendências principais do futuro do design de ambientes, marcadas por tons terrosos, mas também em cores vibrantes

Compartilhe:
17/04/2024 - 16h47min Corrigir

A casa, nos últimos anos, passou a ser ressignificada, de um espaço onde apenas servia para dormir ou realizar as refeições para um lar propriamente dito, em que a sensação de acolhimento e aconchego deve imperar no dia a dia. Tornou-se uma casa-refúgio, e tudo o que a compõe deve trazer a marca do conforto e da história dos moradores.

Assim, as principais tendências de decoração deste ano são marcadas pela originalidade, afeto, ancestralidade e sustentabilidade. A personalidade de cada morador deve estar presente na escolha de objetos exclusivos, cores e materiais refletidos na autenticidade dos ambientes. O minimalismo e o artesanal marcam essa tendência, com a valorização de trabalhos manuais e espaços mais tranquilos, proporcionando a sensação de relaxamento.

A sustentabilidade é outra marca presente nas tendências atuais, onde construções limpas e verdes são valorizadas, de modo a valorizar o natural e preservar o meio ambiente. A biofilia não apenas influencia na escolha dos materiais, mas nos métodos de construção. Unido a ele, tem-se a tendência de natureza indoor, com a forte presença de plantas nas casas, transformando os ambientes em verdadeiros refúgios.

A internet das coisas também está em um momento crescente, e a tendência é de casas cada vez mais conectadas por meio da inteligência artificial, para facilitar o dia a dia das pessoas, cuja integração de dispositivos inteligentes promete simplificar a vida dos moradores, gerenciando desde a iluminação até os sistemas de segurança, indo muito além do entretenimento atual.

Já os ambientes internos passam a ser mais integrados, sem muitas paredes, para uma sensação de mais liberdade interna, criando espaços flexíveis que se adaptam às necessidades dos moradores, podendo ser garantido por meio de móveis modulares ou mesmo o uso diverso para um mesmo espaço.

A sala de jantar se tornou o coração da casa atual

Se antes a sala de estar era o coração da casa, atualmente essa preferência mudou para a sala de jantar, em que reunir amigos e famílias para um jantar ou almoço e cozinhar juntos é uma das melhores formas de fortalecer os laços de amizade e compartilhar momentos especiais. Seja uma sala interna ou uma varanda que se transformou em uma sala de jantar mais ampla e aberta, as transformações nesse ambiente são notáveis e chamam a atenção no design de interiores. Assim, separamos algumas dicas para compor uma sala de jantar moderna e aconchegante.

1. Aposte em cores vibrantes: os tons terrosos continuam em alta, mas também se pode apostar no azul ou verde para transmitir a sensação de bem-estar ou conexão com a natureza

2. Mescla de natural e industrial: a mistura de madeira com metal continua em alta e combina com o estilo minimalista e sustentável presente nas tendências de decoração. Pode ser feita com madeira reaproveitada de outros ambientes ou mesmo de reflorestamento. A rusticidade é a marca registrada nas salas de jantares mais elegantes do momento

3. Mesas redondas ou curvas: além de conferirem suavidade, dinamismo e conforto para o espaço, esse modelo promove uma sensação de intimidade ideal para encontros descontraídos entre familiares e amigos. Existem mesas de quatro cadeiras, bem como de oito ou até 12, que se adequam ao espaço disponível e à quantidade de pessoas que se recebe.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
TBK INTERNET
CÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉAABB