Tecnologia

Como construir uma marca forte no Instagram e atrair mais seguidores

Não consegue dar credibilidade à marca no Instagram? Conheça as melhores práticas para fortalecer o branding na rede social

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27/05/2024 - 13h18min Corrigir

Posicionar-se no Instagram é uma prática cada vez mais comum entre profissionais e empresas. Eles usam a rede social para intensificar o relacionamento com o público e promover seus produtos ou serviços.

Há um bom tempo, o Instagram deixou de ser uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre pessoas comuns. Hoje em dia, já é considerado uma verdadeira plataforma de negócios.

Ele tem características, funcionalidades e recursos que favorecem relações comerciais. Inclusive, muitas ferramentas são 100% voltadas à venda de produtos ou serviços.

Mas não para por aí. De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 82% dos usuários seguem perfis comerciais no Instagram. Além disso, 70% acham que as marcas devem interagir com os consumidores por meio das redes sociais.

Ou seja, os próprios usuários já compraram a ideia. Com isso, o Instagram é um canal de comunicação indispensável para sua estratégia de marketing e vendas. Ainda assim, várias marcas não sabem como fortalecer o branding da marca na rede social.

Tenha uma excelente leitura!

7 dicas para trabalhar o branding no perfil da marca

Apesar de já conseguirem ter algum resultado na plataforma de rede social Instagram, profissionais e empresas encontram dificuldades para construir a marca em si no perfil.

Isso acontece porque é um processo diferente. É necessário desenvolver um planejamento estratégico exclusivo para o branding, isto é, separado das ações de marketing e vendas.

Logo abaixo, vamos te mostrar as 7 melhores práticas para construir uma marca forte no Insta. Seguindo-as à risca, você pode alcançar um público amplo e aumentar sua credibilidade dentro da rede social. Confira!

1. Faça uma bio atrativa

Antes de mais nada, faça uma biografia atrativa para trabalhar o branding no Instagram. Ela representa a primeira impressão que os visitantes têm a respeito do perfil. Por isso, deve ser muito bem feita.

A bio serve para explicar brevemente a identidade e propósito da marca no Instagram. É um resumo do que você oferece como profissional ou empreendedor dentro da rede social.

Assim, você só pode usar 150 caracteres para se apresentar. Use uma linguagem simples, objetiva e impactante no espaço. Estruture quem você é e o que faz em duas ou três frases curtas para chamar a atenção do público e convencê-lo a segui-lo.

2. Divulgue provas sociais nos destaques

Além da biografia, os destaques também fazem parte da famosa “primeira impressão” do perfil. Aliás, um complementa o outro. Então, reforçam a autoridade da marca.

Talvez você não saiba, mas os destaques são um jeito de tirar o efeito temporário do Stories. Ele possibilita o compartilhamento de conteúdos antigos da funcionalidade, isto é, que já ultrapassaram 24 horas de duração.

Para fortalecer o branding, adicione Stories com provas sociais nos destaques. Ou seja, publicações com clientes satisfeitos contando a experiência positiva que tiveram com seus produtos ou serviços.

3. Crie uma identidade visual

O nosso cérebro processa conteúdos visuais muito mais rápido do que textos ou informações auditivas. Nesse sentido, o público sempre repara primeiro na qualidade da imagem ou vídeo dos seus posts.

Especialmente, no Instagram. A plataforma sempre foi e sempre será atrativa visualmente. Dessa forma, crie uma identidade visual para explorar ao máximo o aspecto.

Defina paleta de cores, tipografia, formas, entre outros elementos gráficos. Então, use-os consistemente para dar personalidade à marca e fortalecê-la cada vez mais na rede social.

4. Escolha o tom de voz

Junto à identidade visual, escolha o tom de voz pelo qual a marca vai se comunicar com o público. É o que coloca ainda mais a “cara da marca” nas publicações compartilhadas no Instagram.

O tom de voz envolve as palavras, postura, ritmo, humor e emoções transmitido para seus visitantes e seguidores na rede social. Portanto, faz toda diferença para estreitar os laços entre vocês.

5. Publique conteúdos institucionais

Sem dúvidas, criar conteúdos no Instagram é imprescindível para ter uma marca forte no Instagram. Porém, há um formato específico que melhora ainda mais o branding: publicações institucionais.

Trata-se de posts dedicados a aumentar a consciência sobre a marca entre os potenciais clientes. Ou seja, compartilham sua história, visão, valores e missão com o público.

Desse modo, o engajamento dos seguidores no perfil aumenta muito mais. Eles não só te acompanham por causa dos produtos ou serviços, mas também devido ao propósito da marca.

6. Humanize a marca

Só dá para ter uma marca forte no Instagram se você humanizá-lá. Em vez de ser vista como uma entidade corporativa impessoal, o público precisa vê-la como um conjunto de pessoas reais.

Em função disso, faça publicações que mostram os bastidores da sua rotina profissional ou empresarial. O processo de criação de produtos ou membros da equipe, por exemplo.

7. Feche parcerias com influenciadores

Ainda sobre a humanização, fechar parcerias com influenciadores pode ser bem interessante. Segundo a pesquisa Mídias Sociais 360°, as personalidades recebem 17 vezes mais interações do que marcas no Instagram.

Não é por acaso. Elas se apresentam como verdadeiros amigos (a) do público. Assim, são seguidas por usuários que acreditam praticamente em todas as suas recomendações.

Neste contexto, ações colaborativas podem dar um “rosto” já conhecido para sua marca. Então, vão aumentar significativamente sua visibilidade, credibilidade e confiança entre o público.

Conclusão

Pensa  que acabou? Ainda temos uma dica bônus para fortalecer o branding do perfil da marca no Instagram: comprar seguidores. O serviço de engajamento pode dar a credibilidade que você precisa dentro de poucos dias.

Vale dizer que a métrica deve ser adquirida em um site confiável. Existem diversas plataformas por aí que vendem followers falsos ou tentam aplicar golpes. Porém, também há empresas sérias que crescem seu perfil comercial de verdade.

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