Economia

Indicadores favoráveis apontam para o crescimento do setor imobiliário em 2024

Pesquisa revela que 39% dos brasileiros pretendem comprar um imóvel em até dois anos

Compartilhe:
06/06/2024 - 15h50min Corrigir

Com a combinação de indicadores positivos, a expectativa para o mercado imobiliário em 2024 no Brasil é de crescimento. De acordo com um levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica, 39% dos brasileiros pretendem comprar um imóvel nos próximos dois anos. 

A percepção é de que o ambiente econômico está mais saudável no país, com juros em queda, inflação controlada, redução nos índices de desemprego e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que foi de R$ 10,9 trilhões em 2023 e deve ter alta de 1,9% em 2024, fatores que favorecem as vendas de moradias.

O cenário já demonstrava ser estável e positivo em 2023. As vendas de imóveis registraram um aumento expressivo de 22,2% entre os meses de janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. 

No mesmo ano, foram comercializadas 163,1 mil unidades residenciais, representando um aumento de 32,6%, em relação a 2022. O valor total das vendas também impressiona e atinge os R$ 47,9 bilhões, registrando o maior crescimento desde 2014.

Ainda em 2023, a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) aponta que cerca de 64% da população brasileira reside em domicílios próprios e já pagos. No entanto, 13,6% desse grupo vive em moradias sem documentação formal, espelhando uma situação de vulnerabilidade e insegurança na posse da casa.

Um imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros; além disso, é considerado um investimento seguro e que pode trazer estabilidade financeira e conforto emocional. Antes de começar a procurar pelo imóvel, é indispensável ter um orçamento realista de quanto é possível gastar. 

Recomenda-se também considerar as despesas, além do preço de compra, como Escritura Pública, Registro do Imóvel, IPTU, Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários, mudança e possíveis reparos. 

Outro passo fundamental é pesquisar o mercado imobiliário, garantindo que a transação entre compra e venda seja assertiva, com uma oferta justa e evitando pagar mais do que o valor real de mercado. Com as características do imóvel já definidas, como localização, tamanho e condições, é importante entender os preços dos imóveis, as formas de aquisição e o pagamento, considerando, inclusive, o leilão imobiliário como uma das opções. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Instagram clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Facebook clique aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
ALRS DOAÇÕES RS
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARES
ALRS DOAÇÕES RSSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASAABBAFUBRA JUNHO 2024