Esportes

Inter confirma contratação de Paolo Guerrero

Jogador desembarcará em Porto Alegre na quarta-feira

Compartilhe:
12/08/2018 - 15h35min Correio do Povo / Foto: Instagram / Internacional Corrigir

Acabou a “novela”. Paolo Guerrero é jogador do Inter. Dias após o vice de futebol, Roberto Melo, revelar que o Colorado desejava contar com o atleta na disputa do Brasileirão, obter os recursos necessários para fazer a oferta e concretizar a negociação, no sábado, o clube anunciou a transferência oficialmente através das suas redes sociais.

O pensamento da direção é reforçar o grupo e mostrar que o Inter volta a ser competitivo no mercado de negociações, abandonando a estratégia de contratar atletas que não exigiam valores para a liberação. Além disso, demonstra desejo de se firmar entre os primeiros colocados da competição e passar a trabalhar o título como algo bem tangível.

Guerrero chega para ser o titular da posição, mas terá que provar nos treinamentos que o período sem jogar – após a Copa ele atuou apenas em quatro oportunidades – não afetou sua perfomance e que está pronto para ajudar na reta final do Brasileirão. No Inter, ele terá a concorrência de Leandro Damião, Jonatan Alvez, Brenner e William Pottker, que foi utilizado na função e vem marcando gols.

O acerto

Na última quarta-feira, a direção acertou todos os detalhes. No encontro, acenou com um contrato de três anos e uma remuneração que pode chegar a R$ 800 mil mensais entre prêmios e salários. Com isso, o jogador aceitou abrir mão da vida no Rio de Janeiro e se transferir para Porto Alegre.

O Colorado tinha a concorrência do Flamengo, que esperou até próximo do final do contrato para começar a negociar e não aceitava um novo contrato de, no mínimo dois anos e meio, e o Al-Wehda, do técnico Fábio Carille, que queria levá-lo para a Arábia Saudita. “É um dos grandes atacantes da América do Sul. Para fazer uma contratação deste nível, é preciso fazer algumas concessões”, revelou uma fonte ligada a diretoria colorada.

O executivo de futebol do Inter, Rodrigo Caetano, que levou o atleta para o Flamengo e o chamou de craque na apresentação do atacante, em 7 de julho de 2015 teve participação importante na nova negociação e garantiu que o jogador chegará a Porto Alegre em condições físicas para as necessidades do futebol brasileiro.

Inter é o sétimo clube

A estreia de Guerrero no rubro-negro carioca foi justamento contra o Inter e terminou com vitória dos cariocas com gol e assistência do peruano. O Flamengo foi o sexto clube do peruano, contando o Alianza Lima, onde iniciou a trajetória em 1992.

Ainda na base, se transferiu para o Bayern de Munique. Em 2006, foi para o Hamburgo e ficou mais seis anos. Em 2012, chegou ao Brasil para vestir a camisa do Corinthians e, já no primeiro ano, conquistou o Mundial de Clubes marcando gols na semifinal e na final. Segundo o site Futdados, foram 126 com 52 gols e 13 assistências.

Três anos depois, se transferiu para o Flamengo em 29 de maio de 2015. Após o bom início, Guerrero passou cinco meses sem balançar as redes. Mesmo assim, marcou 14 gols em 36 jogos e deu oito assistências. No ano seguinte, foram 43 jogos, 18 gols e quatro passes para gol. Em 2017, foram 44 partidas, 20 tentos e seis assistências.

Doping na seleção

Pela seleção peruana, desde 9 de outubro de 2004, foram 94 jogos, 39 gols e oito assistências. Em outubro de 2017, um baque. Guerrero foi flagrado no antidoping pelo uso de benzoilecgonina, o principal metabólico da cocaína. Em novembro, acabou suspenso preventivamente por 30 dias.

"Está descartado o uso de cocaína, isso não conta mais. A quantidade (encontrada de benzoilecgonina) é muito pequena, não chega a ser considerado doping", revelou Guerrero meses depois.

No dia 8 de dezembro de 2017, a Fifa revelou uma suspensão de um ano para o jogador que o proibia de atuar em clubes e seleções até 3 de novembro de 2018. Entretanto, os advogados do peruano apresentaram um recurso e a punição caiu para seis meses, que já haviam sido cumpridos.

Porém, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e, em maio, última instância da Justiça desportiva, ampliou a punição para 14 meses. O TAS revelou em nota que confia que Guerrero tenha ingerido a substância em um chá de coca, mas optou pela pena devido à negligência do atleta.

Reviravolta

Duas semanas antes da estreia do Peru na Copa do Mundo da Rússia, a Justiça comum da Suíça aceitou um pedido de efeito suspensivo e liberou o atleta para a disputa do mundial. “Efeito suspensivo requerido pelo atacante garantido pelo presidente da I Divisão Civil da Corte Federal garante a Apelação do jogador peruano de futebol Paolo Guerrero contra a decisão ainda não resolvida do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), um efeito suspensivo superprovisório. O aumento da punição do TAS de seis para 14 meses por quebrar o regulamento antidoping da Fifa não tem, por ora, efeito. Como consequência, Paolo Guerrero estará presente na próxima Copa do Mundo da Fifa, que será na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho de 2018”, informou em comunicado.

Liberado para a Copa do Mundo

Na Copa do Mundo, Guerrero atuou nas três partidas da primeira fase e marcou um gol contra a Austrália. Com as derrotas para Dinamarca e França, a seleção acabou desclassificada.

Envolvido na defesa da acusação de doping e, com a liberação 15 dias antes da Copa, o atacante atuou pouco na temporada. São sete jogos e um gol marcado. A transferência para o Inter é considerada pelo jogador e seu staff como um recomeço, mesmo aos 34 anos.

Como cumpriu seis meses, se tiver um revés na Justiça suíça, terá mais oito meses de punição. Neste caso, o contrato com o Inter prevê a suspensão do vínculo.

José Paolo Guerrero Gonzales é destro e tem 1,85 metros. Nasceu no dia 1º de janeiro de 1984, em Lima.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)