Educação

Escolas municipais de Camaquã recebem recursos do programa Mais Alfabetização

Recursos são enviados pelo MEC para aprimorar o processo de alfabetização nas escolas de ensino fundamental

Compartilhe:
24/11/2018 - 10h23min Ascom PM Camaquã / Foto: PMC/Divulgação Corrigir

Escolas de Ensino Fundamental do município de Camaquã, estão recebendo recursos do programa Mais Alfabetização, afim de aprimorar o processo de alfabetização para alunos do 1º e 2º ano.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Antônio Netto, adquiriu material pedagógico para os seus alunos, este recurso é para pagamento de monitores para as salas e aquisição de material pedagógico.

O Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

O Programa fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Além disso, reconhece que a família, a comunidade, a sociedade e o poder público devem assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, nos termos do art. 227 da Constituição, bem como reconhece que a responsabilidade pela alfabetização das crianças deve ser acolhida por docentes, gestores, secretarias de educação e instituições formadoras como um imperativo ético indispensável à construção de uma educação efetivamente democrática e socialmente justa.

O Programa Mais Alfabetização surgiu como estratégia do Ministério da Educação diante dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA, do Sistema de Avaliação da Educação - SAEB, criada com o intuito de avaliar o nível de alfabetização dos estudantes ao final do 3º ano do ensino fundamental, apontou uma quantidade significativa de crianças nos níveis insuficientes de alfabetização (leitura, escrita e matemática).

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET