Educação

Escola Superior do Instituto Butantan abre inscrições para o programa Cientista Mirim

Estudantes a partir do 2º ano do Ensino Médio poderão participar de curso teórico-prático gratuito dentro do Butantan e apresentar seus estudos para grandes nomes da biologia

Compartilhe:
01/04/2024 - 17h43min Corrigir

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Cientista Mirim, organizado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) – órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). Alunos matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio poderão enviar suas candidaturas através de formulário online até o dia 19 de abril de 2024.

O programa Cientista Mirim oferece aos estudantes matriculados aulas teóricas sobre biossegurança, boas práticas de laboratório e armazenamento e descarte de resíduos, além de uma vivência prática no laboratório de pesquisa selecionado pelo estudante. 

“O Butantan é um lugar inspirador onde é feito desde a pesquisa fundamental até a produção de medicamentos e vacinas. Qual outro lugar no Brasil realiza pesquisas de forma tão complexa? Muita gente não entende o que é ser cientista, então nada como ir a campo para saber se é isso o que você quer para o seu futuro. O Butantan é o lugar perfeito para esses jovens testarem”, explica Vanessa Olzon Zambelli, coordenadora do programa Cientista Mirim.

Onze laboratórios do Butantan devem receber os jovens estudantes nesta edição: Laboratório da Dor e Sinalização; Laboratório de Coleções Zoológicas; Laboratório de Bacteriologia; Laboratório de Genética; Laboratório de Herpetologia; Laboratório de Fisiopatologia; Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD); Laboratório de Toxinologia Aplicada; Laboratório de Farmacologia; Laboratório de Imunopatologia; e Laboratório de Desenvolvimento e Inovação. É possível conferir a descrição dos projetos que serão desenvolvidos em cada laboratório e também o nome dos cientistas responsáveis na página do Cientista Mirim

Após a conclusão do projeto, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus relatórios finais na Reunião Científica Anual do Butantan, além de serem incentivados a inscreverem suas pesquisas em congressos externos. 

Processo seletivo

O processo seletivo é dividido em duas etapas. Na primeira, o estudante deve enviar a média aritmética simples das notas de biologia, química, matemática e português informadas no boletim escolar de 2023, carta de recomendação fornecida pelo professor ou professora da disciplina de biologia e também carta de motivação escrita pelo aluno. 

Os candidatos aprovados para a segunda fase devem realizar, por fim, uma entrevista. O resultado final e convocação para matrícula serão divulgados no dia 31 de maio de 2024.

Após aprovação, os Cientistas Mirins deverão cumprir uma carga horária de 144 horas, dividida em seis meses a partir da data de ingresso. Cada estudante deverá frequentar o programa dois dias por semana, dedicando-se por três horas em cada um deles. As datas e horários do curso devem respeitar o cronograma escolar dos adolescentes.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNETAABB