Educação

Como os estudantes portugueses podem melhorar os seus erros gramaticais ao escrever


Compartilhe:
29/03/2024 - 11h31min Corrigir

O português é a sexta língua mais falada no mundo, com mais de 240 milhões de falantes em todo o mundo. Outra pesquisa diz que cerca de 200 milhões de pessoas o utilizam diariamente para estudos, profissões, etc. ou seja, estudantes ou escritores que ganham a vida escrevendo português.

Mas, um dos principais problemas que os estudantes portugueses enfrentam é o aspecto gramatical. Está escrito com o alfabeto inglês, mas a acentuação e outras complexidades ortográficas podem ser um pouco demais. Então, como eles deveriam resolver esse problema?

Além disso, quais são algumas dicas para resolver problemas gramaticais? E os escritores portugueses deveriam utilizar alguma ferramenta? Se sim, quais ferramentas e como? Vamos descobrir à medida que nos aprofundamos neste problema e fornecemos uma solução.

Como os estudantes portugueses devem melhorar a sua gramática: dicas e táticas

Existem algumas coisas que os escritores portugueses deveriam fazer para melhorar a sua gramática. Embora falaremos sobre dicas para deixar qualquer texto melhor, também é importante se treinar para evitar erros comuns na hora de escrever em português.

Muitos problemas surgem quando os alunos escrevem em português, mesmo os falantes nativos. Desses muitos problemas, os três principais parecem ser:

  1. 1.       Ortografia
  2. 2.       Acentuações
  3. 3.       Pontuações

Não é bizarro que algumas palavras em português sejam escritas de forma semelhante às palavras em inglês e, portanto, os alunos geralmente confundem ou escrevem incorretamente uma com a outra. Por exemplo, guarda em português significa “guarda” e, portanto, a falta de um 'a' pode arruinar a palavra inteira.

É por isso que é importante acertar, mas há mais uma coisa importante: a acentuação. Em vez das vogais comuns do inglês A, E, I, O e U, as vogais portuguesas são escritas com uma ligeira diferença (acentuações) e é importante lembrá-las.

As vogais portuguesas incluem Á, É, Í, Ó, Ú . No entanto, existem quatro diacríticos principais a serem lembrados, incluindo este, e são eles:

  1. Acento Agudo ( Á, É, Í, Ó, Ú )
  2. Acento Circunflexo ( Â, Ê, Ô )
  3. Til ( Ã , Õ )
  4. Acento Grave ( À, Ò, È, Ì, Ù )

Se você conseguir se lembrar disso, será muito fácil escrever/usar a acentuação correta ao escrever em português. E metade dos problemas gramaticais que você pode enfrentar se resolverão sozinhos. Portanto, lembre-se disso no futuro.

Existem ferramentas úteis para estudantes/escritores portugueses?

Sim, existem algumas ferramentas que você pode encontrar que podem ajudar a corrigir problemas gramaticais do português. Porém, o corretor de texto da Prepostseo pode ajudar nisso. Existem algumas outras ferramentas também, mas você deve garantir que elas tenham os recursos necessários para corrigir o conteúdo em português.

Alguns dos recursos que você deve procurar são:

  • Limite elevado de palavras, pelo menos mais de 500 palavras;
  • Capacidade de encontrar problemas de acentuação;
  • Capacidade de reconhecer palavras com erros ortográficos;
  • Opção de revisão dos problemas encontrados;
  • E a opção de resolver todos os problemas de uma vez.

Tendo essas coisas em mente, você deve encontrar uma ferramenta que possua a maioria ou todos esses recursos. No entanto, você pode evitar complicações e usar o que sugerimos acima.

4 maneiras de aproveitar ferramentas para remover erros gramaticais do português

O próximo passo é aproveitar qualquer boa ferramenta para se livrar de erros gramaticais ao escrever em português. Então, vamos ver como isso pode ajudar com isso:

1: Use um corretor gramatical

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é usar um corretor gramatical para se livrar dos problemas em questão. Nesse caso, são problemas com palavras com erros ortográficos, falta de acentuação ou pontuação. Portanto, precisamos de uma ferramenta de boa qualidade com os recursos de que falamos anteriormente.

Já que falamos sobre as qualidades necessárias para melhorar questões gramaticais com uma ferramenta, usaremos o mesmo corretor gramatical mencionado acima. Isto irá ajudar-nos a compreender como os estudantes portugueses podem aproveitar esta ferramenta de correção gramatical para melhorar a sua escrita e evitar erros.

2: Verifique se há erros e corrija-os

Esses corretores gramaticais são fáceis e tudo o que você precisa é fazer upload ou copiar e colar o documento. A partir daí, você terá que deixar a ferramenta fazer o resto, pois ela fará a varredura e procurará erros. Então, assim que a verificação for concluída, aqui está o que você encontrará: 

Agora é importante ressaltar que este conteúdo tem apenas 50 palavras e contém apenas 3 erros/erros. Portanto, qualquer conteúdo com mais palavras pode ter mais problemas ou questões. Mas, para fins de demonstração, veja como podemos analisar os erros: 

Ao clicar nas palavras com erro ortográfico, descobrimos que é a letra faltante ou a acentuação que a ferramenta está tentando corrigir. Agora, podemos corrigir cada palavra com isto ou podemos resolver todos os problemas: 

Como pode ser visto aqui, existem quatro erros e ao tocar na opção “ Resolver tudo ”, podemos corrigir todos os problemas com o clique de um botão. No entanto, ainda recomendaremos a análise de problemas específicos, para evitar alterações indesejadas.

3: Verifique pontuações/acentuações

O próximo passo é verificar se há falta de pontuação ou acentuação. Agora, existem muitos usos de letras entre duas palavras para conectá-las em português. E um dos erros mais comuns que os alunos cometem é escrever dois ou dois deles: 

Isso também pode ser corrigido com a ajuda da ferramenta, mas nem sempre ela pode detectar pontuações adicionais/extras: 

Portanto, veja se a frase está quebrando ou parando em lugares incomuns e corrija você mesmo.

4: Verifique as correções

Depois que todos os erros forem corrigidos, você pode solicitar a verificação de alguém que fale/escreva bem o português ou pode confiar na ferramenta. No entanto, existem outras ferramentas de IA, como chatbots como ChatGPT ou Copilot da Microsoft, que você pode experimentar.

Assim, uma vez utilizada a ferramenta, confirmamos a correção através do ChatGPT, e aqui está o que encontramos:

Assim, está comprovado que usar uma ferramenta como essa pode ajudar a melhorar a gramática e evitar problemas na hora de escrever.

Conclusão

Aí está, aluno, como você pode resolver problemas com algumas dicas simples e com a ajuda de ferramentas como corretor de texto. Portanto, certifique-se de seguir atentamente estes passos e dicas e evite cometer erros semelhantes ao escrever em português.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORAABB