Polícia

Mais três pessoas são indiciadas no caso João Alberto

Polícia concluiu o inquérito nessa quinta-feira (10) e solicitou novas prisões. Ao todo, seis pessoas irão responder pelo crime ocorrido em 19 de novembro

Compartilhe:
11/12/2020 - 11h27min Atualizada em 11/12/2020 - 14h11min Corrigir

Foi concluído nessa quinta-feira (10) o inquérito policial sobre a morte de João Alberto Freitas, de 40 anos, que foi espancado e morto no dia 19 de novembro, no estacionamento do hipermercado Carrefour, no bairro Passo D’Areia, Região Norte de Porto Alegre. Além do ex-PM temporário Giovane Gaspar da Silva, do segurança da empresa terceirizada Vector Magno Braz Borges e da fiscal do Carrefour Adriana Alves Dutra - os três já presos apontados como autores do crime -, foram indiciados e tiveram a prisão solicitada por autoria ou participação no crime mais um funcionário da empresa de vigilância Vector, Paulo Francisco da Silva, e outros dois funcionários do Carrefour, Kleiton Silva Santos e Rafael Rezende. Todos irão responder por homicídio doloso triplamente qualificado.

Leia mais: Homem é espancado e morto dentro de supermercado em Porto Alegre 

Dois funcionários de supermercado também serão investigados no caso de homem espancado até a morte em Porto Alegre

Ao todo, a Polícia Civil colheu 33 depoimentos ao longo da investigação, que estava sob responsabilidade da 2ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre. Após análise das imagens sobre o caso, a polícia apontou Paulo Francisco da Silva como autor do homicídio por ter impedido que a companheira de João tentasse ajudar quando ele ainda respirava. Kleiton Silva Santos e Rafael Rezende são apontados como "participantes" na autoria do crime por terem sido flagrados com menor intensidade e tempo nas agressões.

Os agravantes do crime, segundo o inquérito, foram asfixia, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e motivo torpe, quando há um fato reprovado moral e socialmente. A investigação também apontou que não houve motivo fútil por conta da condição socioeconômica de João Alberto, entre outros fatores pré-concebidos no inconsciente das pessoas, mas que determinam condutas automáticas. A polícia não encontrou provas de que o caso tenha sido motivado por injúria racial, apesar de entender que faz parte do contexto envolvendo motivo torpe por existir um racismo estrutural na sociedade com influência indireta na abordagem à vítima.

De acordo com a perícia feita no local do crime, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) apontou que houve ação contundente contra a cabeça da vítima, com embate somente no estacionamento. Já a necropsia destacou asfixia mecânica, uma sufocação indireta, como causa da morte de João Alberto. Houve compressão do tórax, impedindo a expansão do pulmão e obstruindo a respiração até provocar a asfixia. Não foram encontrados sinais de embriaguez ou uso de drogas.

O inquérito já foi remetido à Justiça e a polícia aguarda a aprovação da solicitação de prisão preventiva dos outros três indiciados. A pena prevista para homicídio doloso qualificado é de 12 a 30 anos de prisão.

Com informações da GaúchaZH

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES