Tecnologia

Nasa captura imagem assustadora da sombra da lua na Terra durante eclipse

A Nasa compartilhou a foto nesta sexta-feira (23)

Compartilhe:
23/07/2021 - 15h30min Corrigir

Os terráqueos sabiam de algo interessante. Um evento astronômico no mês passado: um eclipse solar anular projeta uma sombra na Lua através do Círculo Polar Ártico. Hoje (23), a Nasa compartilhou uma foto desta sombra que foi tirada pela câmera terrestre multicolorida a bordo da NOAA (EPIC) Deep Climate Observatory a aproximadamente um milhão de milhas da Terra.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Uma vez que a Lua está muito mais perto da Terra do que EPIC, nosso parceiro lunar ocasionalmente salta em imagens EPIC tentando capturar a Terra, e as sombras do Eclipse também vêm com essa área. "Fotografar o hemisfério terrestre iluminado pelo sol a uma distância quatro vezes mais distante da órbita lunar nunca deixa de oferecer surpresas, como às vezes a lua entra em nosso campo de visão ou a lua lançando uma sombra sobre a Terra", disse Adam Szabo, cientista do projeto da equipe DSCOVR, em publicação da Nasa. Lançado em 2015, o EPIC (a bordo do DSCOVR) já fotografou muitos tons do eclipse da face da Terra: o eclipse anular do mês passado se juntou aos eventos de eclipse total de 2016 e 2017 capturados pelo EPIC.

Veja a foto: 

 

Um eclipse solar anular ocorre quando a lua se move entre a Terra e o Sol, fazendo com que a estrela apareça como um halo de fogo ao redor do contorno preto da lua. O último eclipse de 10 de junho foi parcialmente visível para pessoas em partes dos Estados Unidos, Ásia, Europa e Caribe. Pessoas de sorte em partes do Canadá, Rússia e Groenlândia podem desfrutar da sombra do eclipse solar anular do "Anel de Fogo". Mas ninguém na Terra teve uma visão EPIC, que ecoou a cor preta e marrom da lua suspensa sobre o polo norte de nosso planeta. A sombra da lua parece que um pedaço de mofo está se espalhando sobre a fruta. Ou como um dos editores do Gizmodo disse ao visualizar a foto: “A Terra é habitada. "

EPIC geralmente fotografa a Terra para estudar seu clima e fornece aos pesquisadores da Terra um fluxo contínuo de informações sobre a cobertura de nuvens do planeta, a vegetação e o ozônio. Foto recentemente capturada do incêndio florestal na costa oeste, também visível à distância de EPIC. Satélite que abriga a câmera fica no ponto de equilíbrio gravitacional entre o Sol e a Terra, chamado L1 Lagrange Point. (É um de cinco pontos; quando lançado, o Telescópio Espacial James Webb se dirige para L2.)

Enquanto um eclipse solar total bloqueia completamente o sol, um eclipse anular do sol deixa aquela coroa solar ao redor da lua, criando uma imagem muito mais fria para os observadores na Terra. Isso acontece porque a lua está mais longe da Terra durante um eclipse solar anular, o que a torna muito pequena em nosso campo de visão para cobrir completamente o sol.

Se você perdeu este eclipse anular, não se preocupe. Se você estiver no hemisfério ocidental, poderá ver em 2023.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCÂMERASTBK INTERNET