Saúde

Seguem altos os números da síndrome respiratória aguda grave no RS

Número de casos em crianças pequenas tem preocupado os infectologistas

Compartilhe:
08/08/2023 - 09h24min Ascom Brasil 61 Corrigir

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas continua alto, mesmo com a tendência geral de queda ou estabilização entre a população adulta, no Rio Grande do Sul. Os dados foram divulgados no novo Boletim InfoGripe da Fiocruz da última quinta-feira (3).

O boletim destaca que 3 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento dos casos de SRAG são elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). Crianças e população acima de 65 anos apresentam a maior parte dos casos da síndrome. Enquanto isso, Curitiba, Porto Alegre e Rio Branco, mantêm estabilidade em patamar elevado de novos casos semanais de SRAG em crianças pequenas.

Marcelo Gomes, pesquisador e coordenador do InfoGripe, explica que embora o Rio Grande do Sul não esteja apresentando aumento nos casos, ele continua com uma estabilidade alta de casos e ainda não apresentou queda de casos.

“Então a situação de atenção ainda se mantém, especialmente por conta do vírus sincicial respiratório”, comenta.

O infectologista Werciley Júnior esclarece que os sintomas iniciais da SRAG se assemelham aos de uma gripe comum, apresentando tosse, coriza e evoluindo para febre persistente. No entanto, a doença pode se agravar, gerando dificuldades respiratórias nas crianças, que podem até necessitar do uso de oxigênio.

“Esse quadro pode ser uma evolução rápida, que é o mais comum, mas pode ser lenta, demora alguns dias pra chegar nisso. Então os sintomas têm que ser muito observados e sempre que a criança tiver persistência de febre ou sintomas que mostram dificuldade respiratória tem que ser encaminhada a uma unidade de saúde”, completa.

De acordo com o InfoGripe, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 6,7% para influenza A; 3,7% para influenza B; 32,1% para VSR; e 22,9% para Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre as mortes, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 11,8% para influenza A; 9,8% para influenza B; 9,8% para VSR; e 43,1% para Sars-CoV-2 (Covid -19).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNETAABB