A Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul orientou a Prefeitura de Arambaré a interditar temporariamente o Parque Municipal de Eventos após surto de diarreia e vômito em participantes de uma confraternização de final de ano realizada na última semana. O evento foi promovido pelo poder público local na sexta-feira (8) passada.
Em nota publicada na noite de segunda-feira (11), o executivo municipal relatou que alguns participantes relataram sintomas como dores corporais, vômitos, diarreia e febre depois do evento, aumentando a procura pelos atendimentos de urgência em saúde do município.
A prefeitura afirma que está seguindo todas as recomendações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) na busca ativa de possíveis casos e que já encaminhou os exames ao setor para a descoberta do agente causador do surto. (Leia a nota na íntegra no final da matéria)
O órgão sanitário estadual segue explorando os motivos da intoxicação exógena. A enfermidade pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. O ar, a água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos podem ser citados como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais.
O Parque Municipal de Eventos continuará interditado até que todas as diligências do CEVS sejam cumpridas. O governo arambareense orienta que os participantes do evento que apresentarem sintomas semelhantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora dos Navegantes para avaliação e atendimento adequado.
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