Esportes

Grêmio e Estudiantes iniciam a batalha pelas quartas na Libertadores

Tricolor começa a decidir a vaga contra o modificado time argentino

Compartilhe:
07/08/2018 - 15h12min Correio do Povo / Foto: Quilmes AC / Divulgação / CP Corrigir

De um lado o Grêmio, atual campeão e detentor de três títulos de Libertadores da América. Do outro, o Estudiantes de La Plata, quatro vezes campeão do torneio sul-americano. Brasileiros e argentinos iniciam nesta terça-feira (7), a partir das 21h45min, o duelo entre duas das mais tradicionais equipes do continente pelas oitavas de final da Libertadores. 

Não há como falar de Grêmio e Estudiantes sem lembrar da chamada “Batalha de La Plata”. No dia 8 de julho de 1983, os dois times jogaram no estádio Jorge Luis Hirschi, pelo triangular semifinal da Libertadores. Foi um dos jogos mais simbólicos do Grêmio na trajetória até seu primeiro título da competição. O Tricolor enfrentou um clima belicoso na Argentina e chegou a estar vencendo por 3 a 1, com quatro jogadores a mais em campo. A partida terminou empatada em 3 a 3, o que amenizou a ira dos argentinos. 

Hoje, o jogo será realizado no estádio do Quilmes, na grande Buenos Aires, já que a casa do Estudiantes está em reforma. O Grêmio terá um desfalque considerável. O atacante Everton, com um problema muscular na coxa, foi vetado pelo departamento médico. O técnico Renato Portaluppi tem algumas opções para substituí-lo, como Marinho, Alisson e Pepê. Mas há uma forte especulação de que o treinador poderá escalar Jael e André juntos no ataque.

“O Everton está muito bem, mas o nosso time sempre encontra variantes para a falta de algum jogador”, destaca o zagueiro Walter Kannemann. “Temos que cometer o mínimo de erros possível. Os times argentinos sempre brigam até o final, precisamos igualar isso e jogar como o Grêmio sempre faz. Cada bola vale ouro na Libertadores”, acrescenta o argentino. 

Renato também deixou uma dúvida na lateral esquerda. Bruno Cortez e Marcelo Oliveira brigam pela posição. Ao contrário da Copa do Brasil, na Libertadores há saldo qualificado. 

Estudiantes modificado e fora de casa 

O Grêmio enfrentará um adversário muito tradicional, mas que não vive seu melhor momento. O Estudiantes tem uma equipe modesta, que mescla jovens jogadores com atletas experientes. A equipe argentina fez somente uma partida oficial após a parada da Copa do Mundo. E venceu o Central Córdoba, da quarta divisão do país, por 4 a 0, em jogo válido pela Copa Argentina. 

Durante o Mundial da Rússia, o time agora treinado por Leandro Benítez perdeu o zagueiro e capitão Leandro Desábato, que anunciou a aposentadoria, e o atacante Otero, vendido para o futebol francês. Além disso, o Estudiantes optou por jogar no estádio do Quilmes, o que pode ser uma vantagem para o Grêmio. 

“Pode ser positivo pelo fato de eles não estarem jogando no estádio deles. Se não estivéssemos na Arena, seria prejudicial para nós. Mas é um adversário de tradição, que sabe jogar a Libertadores”, alerta o zagueiro Geromel. 

A Conmebol precisou fazer uma adaptação no estádio do Quilmes. Em vistoria no final de semana, a entidade detectou que uma das traves tinha quatro centímetros a menos de largura em relação à medida oficial da Fifa, e o problema foi corrigido. O estádio tem capacidade para cerca de 30 mil torcedores. 

Libertadores – 1º jogo das oitavas de final 

Estudiantes

Andújar; Sánchez, Schunke, Campi e Erquiaga; Iván Gómez, Zuqui, Tití, Pellegrini, Apaolaza e Alebertengo.

Técnico: Leandro Benitez 

Grêmio

Grohe; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Cícero, Ramiro, Luan e Jael; André.

Técnico: Renato Portaluppi 

Local: Estádio Centenário de Quilmes

Horário: 21h45min 

Árbitro: Andrés Cunha (URU).

Auxiliares: Nico Taran e Mauricio Espinosa (URU).

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES