Política

Câmara de Camaquã recebe denúncia contra prefeito, por infração político-administrativa


Compartilhe:
02/10/2017 - 21h39min Luis Fernando Rodrigues / Edição Blog do Juares Corrigir

Na tarde desta segunda-feira (2) o Poder Legislativo de Camaquã protocolou correspondência de denúncia por infração político-administrativa do prefeito Ivo de Lima Ferreira, pelo descumprimento do que está previsto no inciso x do Art. 74 da Lei Orgânica de Camaquã, bem como por quebra de dignidade e de decoro para o exercício do cargo. 

Sobre descumprimento de lei

Segundo o denunciante, Rodrigo Waldez Rezende, a Câmara de Vereadores encaminhou pedidos de informações ao chefe do Poder Executivo e, em várias oportunidades, o prefeito não os respondeu dentro do prazo estipulado de 30 dias. 

De acordo com o art. 198 do Regimento Interno (RI) da Câmara, o pedido de informação escrito será formulado por vereador e terá como objetivo obter esclarecimento sobre fato determinado ocorrido na jurisdição da administração pública municipal. O  pedido de informação será encaminhado ao Executivo que deverá respondê-lo no prazo de 30 dias, contados de seu recebimento. 

Já o § 2º do art. 198 do RI, o não atendimento do pedido de informação, ou o atendimento fora do prazo prescrito ou a prestação de esclarecimentos falsos sujeitará o refeito a processo de responsabilização político-administrativo, nos termos prescritos no Regimento, observado o que dispõe o Decreto-Lei nº 201, de 1967.

Desta forma, o prefeito deixou de responder, dentro do prazo de 30 dias, os seguintes pedidos: 

> Pedido de Informação nº 2 de 2017, de autoria do vereador Vinícios Araújo, que requeria informações sobre a divulgação no calendário cultural de Camaquã divulgado no dia 21 de abril de 2017 de evento a ser realizado no município de Cristal. O ofício foi recebido pelo Executivo no dia 26 de abril, e o prefeito encaminhou as informações no dia 28 de setembro, através do Ofício nº 542 de 2017;

> Pedido de Informação nº 13 de 2017, de autoria do vereador Vinícios Araújo, que requeria informações sobre a ocorrência de chamamento público para a destinação de recursos à associação dos aposentados e pensionistas de Camaquã. O ofício foi recebido pelo Executivo no dia 18 de maio, e o prefeito encaminhou as informações no dia 22 de setembro, através do Ofício nº 537 de 2017;

> Pedido de Informação nº 18 de 2017, de autoria do vereador Ilson Meireles, que requeria  informações sobre a fiscalização das obras da Avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, especialmente se há fiscalização e qual o profissional que está encarregado dela. O ofício foi recebido pelo Executivo no dia 26 de maio, e o prefeito encaminhou as informações no dia 29 de setembro, através do Ofício nº 544 de 2017.

Quebra de Dignidade e Decoro para o Exercício para o cargo

Em recente entrevista concedida para um portal de notícias local, o prefeito Ivo em suas declarações, “feriu o decoro que o cargo exige, ao atacar membros do Poder Legislativo, democraticamente eleitos, fazendo afirmações que comprovam a compra de votos pelo oferecimento de cargos públicos”, segundo a denúncia. 

Essas declarações ocorreram após a reprovação do Projeto de Lei nº 39 de 2017, com a consequente exoneração dos servidores públicos indicados pelos vereadores que votaram contra o projeto. 

Sobre a tramitação do processo de denúncia

A denúncia foi lida no expediente da 37ª Sessão Ordinária, e após a leitura na íntegra, o presidente Paulinho Bicicletas colocou em votação o recebimento. Em votação, a denúncia foi aceita por 12 votos a favor e 2 contrários, dos vereadores Mazinho e Mozart. 

Em seguida, o presidente procedeu ao sorteio dos vereadores para formar a Comissão Processante e convidou Oberti Martins, para retirar os nomes da urna. Foram sorteados os vereadores Marco Longaray, Mozart e Nica.  

Após a suspensão da Sessão por um curto período, foi escolhido o vereador Mozart para ser o presidente e o vereador Marco Longaray, para ser o relator. Assim que a Comissão Processante receber a denúncia, ela terá cinco dias para iniciar os trabalhos. 

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
AABBCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE