Política

Vinícios Araújo, autor da criação do Conselho e Fundo de Segurança Pública de Camaquã, participa da 1ª reunião de implantação

Encontro ocorreu no gabinete do prefeito Ivo de Lima Ferreira e contou com representantes de diversas áreas das forças vivas do município

Compartilhe:
17/07/2018 - 16h20min Theyllor Araújo / Fotos: Divulgação Corrigir

Na manhã desta terça-feira (17), o vereador Vinícios Araújo (MDB) foi convidado para participar da primeira reunião de trabalho para implantação do Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública de Camaquã. O encontro foi realizado no gabinete do prefeito Ivo de Lima Ferreira.

Na ocasião, foram discutidos temas pertinentes à segurança pública, entre eles, as Parcerias Público-Privadas (PPP) para melhor fomentar os incentivos desta área. Entre os assuntos na pauta definida, foi a formação da Comissão para a criação do Regimento Interno de sua funcionalidade, elaboração do plano de aplicação, recebimento dos representantes de cada entidade e após, eleição de sua diretoria.

Ficou acertado que de início, a Comissão de trabalho será composta pela Acic, Sindilojas Costa Doce e Sindicato Rural, representando a Sociedade Civil e representando o Poder Público, as Secretarias da Fazenda, Infraestrutura e Gabinete. Em breve será marcada nova reunião com os representantes para dar seguimento ao trabalho.

Entre os objetivos do Conselho Municipal de Segurança estão: estabelecer, entre os diversos níveis de governo e órgãos de segurança atuantes no município a cooperação nas atividades, buscando a otimização e complementariedade de suas ações e respeitando a autonomia de cada órgão no desempenho de suas atribuições específicas; criar e manter um banco de dados com informações; explicitar políticas públicas de cooperação no combate à violência, manter intercâmbio com outros conselhos, visando o encaminhamento de reivindicações de interesse comum e a troca de experiências, propor programas oficiais e comunitários de valorização da Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe.

Poderão firmar convênios mediante programas sociais relevantes para a prevenção da violência e criminalidade, empresas interessadas de financiar programas de interesse da administração municipal, projetos que visem a adequação, modernização e aquisição de equipamentos de uso constante para os órgãos de segurança pública.

O objetivo principal será a estruturação do Fundo, destinado para financiar programas de interesse da Segurança, que se manterá por doações de pessoas físicas até 6% e jurídicas 1% do IR devido; 10% de valores oriundos de infrações de trânsito, recursos do fundo estatual e nacional para segurança pública; doações, auxílios e contratos dentro da lei. Esses valores serão utilizados em tecnologias, como câmeras, sistemas de detecção de tiros, equipamentos, viaturas, melhoria da infraestrutura e cursos que possam aprimorar os serviços prestados pela Brigada Militar e Polícia Civil.

Participaram deste encontro os senhores: tenente-coronel Marcelo Mello da Silva (comandante do 30º BPM); major Marcelo Nunes Ferreira (subcomandante do 30º BPM); Caroline Quadros e Luciane Figueiredo (agentes da Susepe); delegado de polícia Vladimir P. Urach (delegado regional da 29ª DPRI; Ivo de Lima Ferreira (prefeito de Camaquã); Jair Martins (vice-prefeito); Gilberto Wiatrowski (secretário especial de Governo); Rafael de Moura (secretário de Infraestrutura e Transportes); Marcos Maranata (Secretaria de Administração); Jane Beatriz Leite (secretária da Fazenda); Carlos Eduardo Guaspari (diretor de trânsito); José Rafael Severo (Sindilojas); Adão Miguel Mattos (Uniac); Mauro Vieira (Consepro); presidente Paulo Pankowski e Daniana de Lima Correia Lopes (Acic), Gustavo Souza (Sindicato Rural) e assessores Diogo Laufer e Theyllor Araújo (MDB Camaquã).

"A criação do Conselho foi um passo importante na área da segurança pública. Temos representantes das mais diversas áreas pensando, discutindo e propondo políticas públicas para a redução dos índices de criminalidade, com certeza este é um dos melhores projetos apresentado pelo Legislativo nos últimos anos”, afirma o vereador autor, Vinícios Araújo.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERAS
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉ