Política

Denúncia contra vereador Paulinho Bicicletas será analisada pela Mesa Diretora da Câmara

Conforme a orientação emitida pela Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores, a representação não é bem clara no seu pedido

Compartilhe:
17/07/2018 - 16h59min Luis Fernando Rodrigues / Edição: Blog do Juares / Foto: Blog do Juares / Arquivo Corrigir

Na sexta-feira passada (13), a Secretaria do Poder Legislativo de Camaquã protocolou a representação assinada por Adão Miguel Sodré Mattos contra o vereador Paulo Renato dos Santos, o Paulinho Bicicletas (PRB), por quebra de decoro parlamentar.

O inciso II do art. 5º do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, prevê que o presidente da Câmara, de posse da denúncia, na primeira sessão, determinará sua leitura e consultará a Câmara sobre o seu recebimento, para então formar a comissão processante, composta por três vereadores.

Seguindo essa orientação, a representação foi lida na íntegra durante a Ordem do Dia da 73ª Sessão Ordinária, realizada na noite dessa segunda-feira (16).

Entretanto, o presidente não colocou o recebimento da denúncia em votação, pois de acordo com a orientação emitida pela Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores, a representação não é bem clara no seu pedido, especificamente sobre qual o rito de tramitação que ela deverá ser submetida.

O denunciante cita inicialmente o Decreto-Lei nº 201 de 1967, mas em outros momentos, ele solicita que a denúncia seja analisada pela Comissão de Ética Parlamentar, que na verdade são dois ritos totalmente diferentes, informou a assessoria da Câmara.

Por isso, diante desse imbróglio jurídico, a Mesa Diretora decidiu inicialmente dar publicidade à denúncia de Adão Mattos, através da leitura em sessão, e posteriormente analisá-la sobre como se dará o seu prosseguimento.

A denúncia

Adão Miguel Sodré Mattos - que antes exercia função na Câmara de Vereadores e agora é coordenador político junto ao Poder Executivo - protocolou a denúncia contra o vereador Paulinho Bicicletas, pois teria sido atribuída a ele, a prática do crime de roubo. Adão ainda formalizou um boletim de ocorrência na Polícia Civil local.

Já o vereador Paulinho Bicicletas nega que teria chamado o coordenador político de ladrão, mas ele teria dito em sua fala durante a Sessão da Câmara que a ideia do seu projeto havia sido roubada pelo Poder Executivo. Segundo o parlamentar, o projeto sobre o estacionamento reservado na cidade para gestantes não foi aprovado pelos vereadores da base, e posteriormente o Poder Executivo teria apresentado na Câmara um projeto muito semelhante ao dele.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)