Política

Trabalho de modernização do processo legislativo da Câmara é realizado nesta quarta-feira (24) em Camaquã

O trabalho de instrução e implantação dos sistemas, realizado pela Virtualiza Tecnologia da Informação, seguirá também na quinta-feira (25)

Compartilhe:
24/10/2018 - 16h45min Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Fotos: CV / Divulgação Corrigir

Os vereadores, assessores e servidores da Câmara Municipal de Camaquã estão recebendo treinamentos referentes à modernização do processo legislativo da instituição nesta quarta-feira (24). O trabalho de instrução seguirá também na quinta-feira (25), na sede do Legislativo, e está sendo realizado pela empresa Virtualiza Tecnologia da Informação, que foi  selecionada, por meio de processo licitatório, para a modernização dos sistemas.

A Virtualiza Tecnologia da Informação tem sede na cidade de Criciúma/SC e é a empresa desenvolvedora do sistema Legisoft, o qual está sendo implantando em Camaquã. A empresa desenvolve e presta esse serviço para Câmaras Municipais em vários estados. Aqui no Rio Grande do Sul os municípios de Gravataí e Santa Cruz do Sul são atendidos pela Virtualiza. 

Redução de custos 

Josiane Pizzolato, assistente comercial da empresa catarinense, explica que o novo sistema que está sendo implantando na Câmara Municipal ”vai promover avanços nos trabalhos dos servidores, assessores e dos vereadores já que todo o trabalho realizado na instituição será digitalizado e informatizado”. 

Segundo ela, “a atualização traz benefícios econômico e ambiental, pois, serão reduzidos, por exemplo, gastos com papel. A redução inicial no gasto desse insumo deve atingir 70% do valor atual e tem meta de atingir os 100% de redução nos gastos nos próximos meses”, destaca. Para Josiane, “o novo sistema vai, também, democratizar e possibilitar a aproximação e a interação do cidadão com o Poder Legislativo, pois, é totalmente digital”, conta. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Prof. vereador Claiton Silva (PDT), " a modernização do sistema e do processo legislativo representa um novo capítulo na história do Poder Legislativo em Camaquã. Nós tínhamos, até então, uma Câmara analógica em um mundo digital. A partir de agora, estamos entrado no mundo digitalizado. As mudanças vão promover mais acesso e transparência, para a comunidade camaquense, ao trabalho dos vereadores”, declara. 

Alteração na rotina

O protocolo de documentos na Câmara Municipal não será realizado nesta quarta-feira  (24) e voltará a ser realizado a partir das 15h30 desta quinta-feira (25). 

Na prática 

Com a modernização do processo legislativo as votações nas sessões passarão a ser de forma eletrônica e, também, a produção, o arquivo, a reprodução e a assinatura de documentos da casa passará a ser realizada de maneira digitalizada.

Além disso, um site modernizado entrará em operação, as transmissões das sessões legislativas serão realizadas ao vivo pela internet e a comunidade poderá se comunicar com a Câmara Municipal, entre outras formas, pela Ouvidoria para obter informações e fazer sugestões para a instituição diretamente pela internet.

Para sanar dúvidas e obter outras informações entre em contato pelo telefone (51) 3671-7500 das 8h às 12h ou das 13h30min às 17h30min.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABB