Educação

FOTOS: Camaquã debate sobre a violência contra crianças e adolescentes

Comdica realizou a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Compartilhe:
30/11/2018 - 07h40min Ascom PM Camaquã / Foto: PMC/Divulgação Corrigir

A fim de discutir e encontrar propostas alternativas para enfrentar e combater a violência contra crianças e adolescentes foi realizada nessa quinta-feira (29) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Camaquã a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O auditório Maria Justo Sostruznik, da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, contava com representatividade dos representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais, comunidade, autoridades civis e militares, poder judiciário e promotoria para debater o tema do evento “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. No local, diversas entidades e serviços expuseram um pouco do trabalho realizado junto às crianças e aos adolescentes.

A abertura do evento contou com a apresentação musical dos alunos da Associação Beneficente em Prol da Infância e Juventude – Abinjuv tocando flauta doce e cantando. Na sequência, a presidente do Comdica, Marlise Gonçalves Ribeiro, manifestou a importância da desse olhar para encontrar junto com a participação dos jovens propostas para esse combate aos diversos tipos de violência.

A secretária adjunta da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Tânia Scherer, agradeceu a presença de todos e desejou uma boa conferência, com produtivos trabalhos na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O vice-prefeito Jair Martins exaltou os trabalhos que vêm sendo realizados pelos programas, entidades, serviços e escolas que atuam junto às famílias dessas crianças que necessitam de apoio e auxílio desta rede: “Nossas ações afetam diretamente estas crianças e nosso exemplo é o que fica a elas, por isso acredito que o respeito e o amor são a melhor saída”, concluiu.

A conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedica, Marisa Alberton, realizou a palestra sobre o tema central abrangendo os cinco eixos que serão discutidos pelos grupos de trabalho: “Exalto a participação desses jovens que estão aqui hoje, ajudando a decidir o futuro, houve muita luta e discussão para que os adolescentes integrassem os conselhos, esta é uma vitória a ser comemorada”, ressaltou.

Na parte da tarde, a abertura ocorreu com a apresentação da esquete teatral dramatizada pela Companhia de Teatro Xebebéu, que enfoca a situação da família e do jovem que por falta de atenção fica depressivo: “Como psicóloga sei através dos relatos de jovens em seus atendimentos, o quanto essa história apresentada aqui ocorre em diversos lares, não queremos mais que ela se repita”, disse a vice-presidente do Comdica, Taiane Ávila.

Na sequência, os participantes foram divididos em cinco grupos e reunidos debateram cada um sobre o seu eixo temático. Após, houve a apresentação dos trabalhos e a eleição para os delegados que representarão Camaquã na Conferência Estadual da Criança e do Adolescente. 

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024TBK INTERNET