Política

Governo anuncia escolas que receberão modelo cívico-militar no RS

Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Drummond de Andrade, de Alvorada, e Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, de Caxias do Sul, passam a adotar o novo modelo em 2020

Compartilhe:
08/10/2019 - 11h05min Corrigir

Após consulta popular com as comunidades, o governo do Rio Grande do Sul anunciou o nome de duas escolas que vão a adotar o modelo cívico-militar no estado. São a Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, de Caxias do Sul, na Serra, e a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Drummond de Andrade, de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

As duas instituições, segundo a Secretaria Estadual de Educação, darão início ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC) em 2020 e devem ser as únicas da rede estadual de ensino a adotar o novo modelo. Ambas as escolas selecionadas têm cerca de 700 alunos.

Como critérios, o governo federal exige que as instituições escolhidas pelos estados tenham de 500 a mil alunos, e contemplem estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e ensino médio. A previsão de investimento é de cerca de R$ 1 milhão por escola.

Segundo o secretário da Educação, Faisal Karam, a proposta deve trazer impactos positivos para as comunidades onde estão inseridas.

“Acreditamos em uma grande melhoria em questões como segurança, relacionamento e disciplina. Queremos que as escolas cívico-militares proponham uma renovação no ambiente escolar e seu entorno, com pais, alunos e equipes se sentindo mais seguros e valorizados”, afirma.

O deputado tenente-coronel Zucco, Autor do projeto de lei que trata do assunto no estado, disse que a proposta ressalta o resgate de valores.

“Este modelo é da sala de aula para fora, trabalhando princípios, patriotismo e civismo, estimulando o respeito ao professor, funcionários e colegas. Tivemos a oportunidade de conhecer o que ocorre em Goiás com mais de 60 escolas com altos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, explica.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERAS
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)