Política

Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul busca garantir prestação de serviços

Encontro contou com representantes de Tapes

Compartilhe:
28/10/2019 - 08h34min AL RS Corrigir

A Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, instalada no começo deste mês na Assembleia Legislativa, realizou sua primeira reunião de trabalho nea última quinta-feira (24). Coordenador da frente, o deputado Elton Weber manifestou preocupação com a continuidade e expansão dos serviços prestados.

Uma normativa emitida após a revogação do Decreto Estadual 37.313 impede a atuação da corporação em cidades com mais de 15 mil habitantes, limitação que, em sua visão, é injustificável já que os bombeiros militares estão presentes somente em 93 dos 497 municípios gaúchos.

Weber aposta no poder de mobilização para modificar essa situação. Para isso, entre os primeiros encaminhamentos está o agendamento de reuniões com agentes públicos. “Temos que trabalhar juntos no sentido de garantir a prestação de serviço a todos os cidadãos gaúchos, um serviço de emergência e que salva vidas.”

Presente em 52 municípios, os bombeiros voluntários atuam graças a convênios com prefeituras e doações privadas. Mesmo diante das dificuldades, a taxa de crescimento anual de atendimento gira em torno de 10%.

Emenda
A Frente também atuará no sentido de sensibilizar o relator do Orçamento do Estado, deputado Mateus Wesp, a acolher a emenda do deputado Elton Weber, que cria rubrica para investimentos nos municípios que possuem o serviço e solicita a destinação de R$ 3 milhões para compra de veículos e equipamentos para a categoria.

Cronograma de trabalho
A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar fará reuniões a cada dois meses. Além dos temas já citados também serão tratados temas como ajustes de legislação visando a continuidade do trabalho dos bombeiros voluntários, utilização do 193 para solicitação de socorro e destinação de fundos.

Participaram do encontro desta quinta-feira bombeiros voluntários dos municípios de Bom Jesus, Butiá, Candelária, Marau, Nova Hartz, Nova Petrópolis, São Sebastião do Caí, Tapes e Teutônia, além do presidente da Voluntersul, Edison Rother. 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS