Política

Pesquisadora da PUC/RS recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Ruth Maria exerce funções de docência, pesquisa e orientação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Compartilhe:
29/11/2019 - 11h04min AL RS Corrigir

A pesquisadora Ruth Maria Chittó Gauer recebeu, na noite desta quinta-feira (28), a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho. A homenagem à doutora em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra foi uma iniciativa da deputada Juliana Brizola (PDT). “Homenagear a professora Ruth é trazer à tona a importância de a política andar lado a lado com a academia. É homenagear a educação, que passa por um momento tão difícil, mas que é o caminho para uma sociedade justa e livre”, declarou a parlamentar.

Ruth Maria exerce funções de docência, pesquisa e orientação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), do qual foi uma das idealizadoras e, atualmente, é uma das coordenadoras. Tem como áreas preferenciais de pesquisa a temática da construção do Estado e da identidade a partir das óticas distintas da tradição e da modernidade.

Além de artigos e coletâneas, a pesquisadora tem 25 livros publicados, entre os quais destacam-se Tempo e Historicidades (2016); Constituição e Cidadania (2014); A Fundação da Norma: para além da racionalidade histórica (2011); Memória, Punição e Justiça: uma abordagem interdisciplinar (2011); Criminologia e sistemas jurídico-penais contemporâneos II (2011); O Pensamento Iluminista Português e a Influência na forma da Intelectualidade Brasileira (2011); O Reino da Estupidez e o Reino da Razão (2006) e A Qualidade do Tempo: para além das aparências históricas (2004).

Ruth afirmou que dedicou 40 anos de sua vida ao ensino superior e lembrou que 538 mestres e doutores passaram pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. “Sem a ajuda de colegas e familiares não teria uma trajetória bem-sucedida. Não se cresce sozinha. Só crescemos com todos”, frisou, lembrando que são os alunos que dão visibilidade ao programa no Brasil e em outros países também.

A cerimônia, que ocorreu no Memorial do Legislativo, contou com a presença de membros da comunidade acadêmica e familiares da homenageada. O professor Fabrício Pozzebom representou o reitor da PUC.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSE