Política

Novo Código Ambiental pode ser votado nesta terça-feira

Para empresários, Leite destacou redução dos custos da burocracia

Compartilhe:
10/12/2019 - 09h18min Jornal do Comércio Corrigir
O novo Código Estadual do Meio Ambiente deverá ser levado à apreciação da Assembleia Legislativa na sessão de hoje. A confirmação foi feita pelo governador Eduardo Leite (PSDB) ontem, durante palestra sobre a reforma estrutural do Estado para a cadeia da construção civil, realizada na sede do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado (Sinduscon-RS), em Porto Alegre.
 
Durante o evento, Leite destacou que o governo trabalha para a aprovação da nova legislação ambiental, com o intuito de gerar menos burocracia nos licenciamentos e reduzir os entraves legais que dificultam investimentos no Estado, respeitando o conceito de sustentabilidade ambiental. "Nós trabalhamos para que seja aprovado o novo código, que reduza os custos de burocracia no estado do Rio Grande do Sul. Estamos alinhando todas as exigências ambientais do Estado à legislação federal, para retirarmos os entraves e impedimentos que o Estado apresenta a mais na legislação ambiental, e estamos também criando novas ferramentas de licenciamento", disse o governador.
 
O Projeto de Lei (PL) nº 431/2019 consta na relação das 25 matérias aptas a serem votadas na sessão deliberativa do Parlamento de amanhã e foi apresentado via requerimento do líder do governo na casa, deputado Frederico Antunes (PP). Segundo o parlamentar, a tendência é de que seja acordada a votação da matéria durante a reunião de líderes, na manhã desta terça-feira. "Isso deverá acontecer, porque o projeto já tem a assinatura e o apoio de mais de 37 deputados e está publicado em regime de urgência. Tudo indica que entre como item 10 da pauta de votação", disse Antunes.
 
A proposta de alteração da legislação ambiental modifica 480 normas vigentes há mais de duas décadas. Segundo o Executivo, a ideia é desburocratizar os processos para os investidores e melhorar o equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento socioeconômico do Estado, tornando as normas mais ágeis e claras. Entre as mudanças propostas está a criação da Licença por Adesão de Compromisso (LAC), que dispensa a licença prévia para a abertura de empreendimentos.
 
No texto original, o Executivo gaúcho destaca a necessidade de atualizar a legislação ambiental e os desafios para promover o desenvolvimento sustentável, resultando em uma melhor harmonia da proteção ambiental com o desenvolvimento socioeconômico e institucional, visando ao bem-estar da população gaúcha e manutenção da biodiversidade. "Ou seja, uma legislação que melhor equilibre o impacto do desenvolvimento econômico no meio social e ambiental, permitindo que o poder público qualifique seus serviços na mitigação de danos ambientais ocasionados pela atividade humana, em oposição ao subdesenvolvimento que, por sua vez, ocasiona pobreza e desigualdades sociais com efeitos diretos na degradação ambiental."
 
A matéria foi protocolada pelo governo em regime de urgência em setembro e gerou uma série de debates com setores e ambientalistas, que chegaram a solicitar o adiamento da tramitação, mantida pelo governo via liminar. Na semana passada, o PL recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, ficando apto para a votação em plenário. Apesar de desagradar aos ambientalistas, a nova proposta conta com amplo apoio das entidades do setor produtivo gaúcho.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETAABB