Política

Ex-deputado estadual Vieira da Cunha é agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha

O deputado Gerson Burmann (PDT) foi o proponente da outorga

Compartilhe:
12/12/2019 - 12h40min AL RS Corrigir

O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, recebeu na noite desta quarta-feira (11) a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. O deputado Gerson Burmann (PDT) foi o proponente da outorga, que ocorreu na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa.

Em sua saudação ao homenageado, o parlamentar destacou o extenso currículo  de Vieira da Cunha. “É uma alegria extrema prestar esta justa homenagem. Vieira da Cunha carrega em seu berço este ideal trabalhista que para nós é uma grande satisfação. Quando pensei em prestar esta homenagem para ti, não sabia que teu currículo era tão pesado assim. Falaram que dei um “golaço” e realmente, foi um golaço te homenagear. Nós, trabalhistas, nos espalhamos em ti, como um homem sério e íntegro que és. Se tem alguma Medalha de Mérito Farroupilha justa no Rio Grande do Sul é esta que estamos te entregando hoje”.

O agraciado se destacou em diversas batalhas durante sua trajetória de vida, mas, a mais recente, foi também a mais difícil: a luta contra o câncer. “Estava fazendo um Mestrado em Portugal e, quando vim para cá passar a Páscoa com minha família, fiz um check-up na Santa Casa. Me sentia bem, mas apareceu um tumor. Já fiz todo o tratamento, mas afirmo: o que me curou e está me curando mesmo é isto aqui que vocês tão fazendo. Este carinho, esta solidariedade nunca me faltou”.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara (PTB), os deputados estaduais Eduardo Loureiro (PDT), Luiz Marenco (PDT), Juliana Brizola (PDT) e Ernani Polo (PP), o Chefe da Casa Civil, Otomar Viviam, o Procurador Geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o representante da Defensoria Pública Geral do RS, Emilio Ávila, e o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS). Vereadores municipais, ex-prefeitos, membros do Ministério Público do RS e demais convidados também marcaram presença

Currículo
Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ingressou na carreira de Procurador do Ministério Público do Estado em 1986. Aos 15 anos, já em Porto Alegre, presidiu o Grêmio Estudantil do Colégio Anchieta. Aos 19 anos, estudante de Direito, presidiu o Centro Acadêmico André da Rocha. Com a redemocratização do país, em 1981, e influenciado pela liderança de Leonel Brizola, decidiu pelo PDT como partido político. Elegeu-se presidente da Juventude Socialista do partido em 1984. Foi vereador de Porto Alegre em dois períodos, de 1986 a 1992. Eleito deputado estadual em 1994, foi reeleito em mais dois mandatos, tendo sido, no último deles, relator da CPI da Segurança Pública e presidente da Assembleia Legislativa do RS.

Em 2006, elegeu-se deputado federal, sendo reeleito em 2010. Na Câmara Federal, foi líder da bancada do PDT e presidente das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e Seguridade Social e Família. Exerceu ainda as funções de vice-presidente nacional do PDT, presidente do PDT de Porto Alegre e vice-presidente da Internacional Socialista, ocupando a cadeira que foi de Leonel Brizola. Em 2014, concorreu ao governo do Estado. Convidado pelo governador eleito, José Ivo Sartori, assumiu a Secretária de Educação, cargo que exerceu até junho de 2016, quando reassumiu suas funções de procurador no MP do Estado.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
TBK INTERNET
CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ