Política

Bolsonaro sanciona a lei que transfere o Coaf para o Banco Central

O Coaf atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro

Compartilhe:
08/01/2020 - 10h33min O Sul Corrigir

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a lei que transfere o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) do Ministério da Economia para o BC (Banco Central). A legislação, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (08), também reestrutura o órgão.

As mudanças no Coaf vigoram desde o ano passado, quando o governo editou uma MP (medida provisória) sobre o tema. A MP previa que o Coaf passasse a se chamar UIF (Unidade de Inteligência Financeira), mas a mudança foi derrubada pelo Congresso.

O Coaf é uma unidade de inteligência financeira do governo federal que atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

O texto foi sancionado com a obrigatoriedade de que os 12 membros do plenário do Coaf sejam servidores ocupantes de cargos efetivos, de reputação ilibada e conhecimentos na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

A MP enviada por Bolsonaro ao Congresso não trazia essa obrigatoriedade de nomear servidores. O trecho gerou polêmica porque abriria brecha para indicações políticas no órgão.

Além do presidente do próprio Coaf, o plenário do conselho é composto por servidores do Banco Central; Comissão de Valores Mobiliários; Superintendência de Seguros Privados; Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; Receita Federal; Agência Brasileira de Inteligência; Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Justiça; Polícia Federal; Superintendência Nacional de Previdência Complementar; Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
TBK INTERNETAABBFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)