Tecnologia

REVELADO: confira o iPhone 12, novo smartphone da Apple para 2020

Celular terá suporte ao 5G. Saiba quando ele chega ao Brasil

Compartilhe:
05/10/2020 - 13h29min Corrigir

Sinto muito a  Samsung , Verizon , T-Mobile e todos os outros na indústria móvel que estão tentando fazer 5G. A tecnologia sem fio de próxima geração ainda precisa de uma líder de torcida que possa chegar ao mainstream. Felizmente, a Apple está chegando com o  iPhone 12 , que achamos  que  será anunciada em 13 de outubro.

Se fosse qualquer outro ano, o 5G já seria um negócio muito maior. Depois de um início misto em 2019 , a cobertura 5G melhorou, o número de dispositivos - incluindo o Galaxy Note 20 da Samsung  - cresceu e os problemas de compatibilidade de rede incômodos foram amplamente resolvidos. O próximo iPhone carro-chefe da Apple, amplamente esperado para oferecer suporte a 5G , serviria como o coroamento de um ano de empolgação com o 5G.

Claro, está longe de ser um ano normal. A pandemia de coronavírus manteve milhões em suas casas, o que nega a necessidade de acesso sem fio de alta velocidade em trânsito. Milhões de empregos perdidos e uma economia incerta significam que os dispositivos 5G com preços premium estão mais fora de alcance do que deveriam. 

Entra em cena a Apple e sua incrível capacidade de levar os consumidores ao frenesi com a tecnologia mais recente que os concorrentes já adotaram (pense no carregamento sem fio no iPhone 8). A empresa deve realizar seu evento anual de lançamento do iPhone nas próximas semanas. Nestes tempos difíceis, algo como um evento da Apple oferece um raro ponto brilhante. 

O 5G, por sua vez, poderia usar um tiro no braço e a capacidade da Apple de gerar toneladas de emoção. Conseguir mais consumidores nessas novas redes significa que essas operadoras têm mais experiência em lidar com a demanda mais alta, permitindo que resolvam os problemas e, por fim, forneçam um serviço mais rápido e suave. Mais pessoas usando telefones 5G também levam a indústria a lançar dispositivos de acompanhamento que são mais finos, mais eficientes em termos de energia e menos caros - assim como fez com o 4G. 

Obter uma adoção mais ampla também é a chave para descobrir o aplicativo matador para 5G, que mesmo depois de mais de um ano ainda não apareceu. Lembre-se de que serviços como Uber ou livestreaming não foram implementados até que o 4G amadurecesse um pouco - mas com a geração anterior, você poderia pelo menos apontar para um grande salto na velocidade do 3G. A velocidade nacional de 5G é apenas modestamente melhor. 

"Apesar de toda a postura das principais operadoras dizendo que têm cobertura 5G, ainda preciso falar com alguém (que possa) articular por que elas devem ter 5G diferente de ser novo", disse Ramon Llamas, analista da IDC. 

A necessidade de mais adoção, mas a falta de um aplicativo matador, é um dilema clássico do ovo e da galinha para o qual a Apple poderia trazer uma solução. 

Apesar da pandemia, muitos consumidores buscarão fazer um upgrade para um novo iPhone - alguns como uma forma de se preparar para o futuro para o surgimento do 5G. A maioria entende que o 5G pode não afetá-los agora, mas pode ser mais benéfico no futuro - mesmo que eles ainda não saibam exatamente o que é. 

A Apple já fez isso antes, seja no carregamento sem fio, nos pagamentos móveis ou em câmeras grande-angulares. Esses recursos - que surgiram em telefones rivais muitas vezes anos antes - de repente se tornam itens obrigatórios assim que chegam ao iPhone. 

"A Apple precisa lançar um iPhone 5G porque os clientes compram telefones para durar vários anos", disse Maribel Lopez, analista da Lopez Research. "A maioria dos clientes não quer comprar um telefone hoje e sente que ele está totalmente desatualizado em seis meses." 

A Apple não comenta especulações sobre potenciais produtos futuros. 

Completando a foto

Pergunte às operadoras sobre o impacto potencial do iPhone e elas alegarão ignorância por medo de incorrer na ira da Apple. O CEO da T-Mobile, Mike Sievert, ofereceu a coisa mais próxima de uma provocação em uma entrevista com o podcast The Daily Charge da CNET após o evento Un-carrier da empresa em julho . 

"Um sonho nosso seria 'não seria incrível se saíssemos este ano com substancialmente todos os dispositivos principais sendo compatíveis, não apenas com 5G, mas com nossa abordagem particular para 5G?'"

O CEO da AT&T Communications, Jeff McEflresh, enquanto isso, provocou um aumento na demanda neste outono. 

"Nos últimos anos, vimos menos pessoas atualizando seus telefones, mas à medida que mais grandes fabricantes lançam seus dispositivos com capacidade para 5G, prevemos um aumento da demanda durante uma movimentada temporada de outono e feriado", disse ele em um comunicado por e-mail . "Também estamos comprometidos com uma variedade de faixas de preço para que mais consumidores tenham a oportunidade de desfrutar de conectividade rápida e confiável."

O CEO da Verizon Wireless, Ronan Dunne, observou que já existem mais de 5,4 milhões de aparelhos 5G implantados nos EUA e mais da metade deles estão na rede da Verizon. "Isso está começando a ser real", disse Dunne na feira virtual 5G World na semana passada, de acordo com Light Reading . 

Nenhuma das empresas sequer pronunciaria a palavra iPhone, mas está claro que estão se preparando para uma grande onda de demanda por 5G graças à Apple. 

Fator X do iPhone 12

É melhor que as operadoras estejam prontas. Como o editor da CNET, Patrick Holland, observa em sua coluna, o recurso marcante do novo iPhone da Apple estará fora de suas mãos  e no controle da Verizon, T-Mobile e AT&T, que têm experiências muito variadas quando se trata de 5G. 

A T-Mobile possui a cobertura mais ampla de 5G, mas usa uma frequência de espectro de banda baixa que é um pouco melhor do que 4G. Também lançou espectro de banda média mais rápido em 81 mercados.

A AT&T, por sua vez, possui uma rede nacional de espectro de banda baixa, bem como bolsões da chamada onda milimétrica, que oferece velocidades insanas que podem superar a conexão doméstica mais rápida. Mas a desvantagem é o alcance limitado - pense nisso como um ponto de acesso Wi-Fi aprimorado - em mercados selecionados. 

A cobertura 5G varia de acordo com a operadora. Outro fator x é se todos os iPhones serão capazes de acessar todas as bandas diferentes.

A Verizon, por sua vez, deve lançar sua rede 5G em todo o país ainda este ano e tem amplamente divulgado essa rede limitada de ondas milimétricas em 35 cidades. Mas mesmo nessas cidades, a cobertura está localizada em centros de cidades mais movimentados e arenas esportivas que foram esvaziadas por causa da pandemia. 

A Apple tem algum controle e a questão será se ela opta por dar ao seu iPhone 12 acesso a todas ou algumas das redes 5G disponíveis. Os telefones 5G do ano passado foram uma compra ruim porque costumavam ser limitados à rede de uma operadora ou a um tipo específico de 5G. Enquanto muitos dos telefones 5G premium lançados este ano são melhores e pegam várias bandas, existem rumores de que a Apple pode salvar o acesso de ondas milimétricas para seu dispositivo de nível superior. 

A empresa também terá controle sobre como planeja comercializar o 5G, seja para destacar downloads mais rápidos ou uma experiência perfeita do FaceTime. Para muitos que estão assistindo à transmissão ao vivo, será a primeira vez que terão uma noção do que é a tecnologia sem fio, filtrada pelo famoso polonês da Apple. 

“O consumidor médio não sabe avaliar o 5G, eles apenas sabem que é a segunda melhor opção em dispositivos móveis”, disse Lopez.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCÂMERAS
AFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES