Política

RS tem 42% de prefeitos reeleitos, maior índice dos últimos pleitos

Em Camaquã, Ivo de Lima Ferreira se reelegeu com 16.881 votos (48,04%)
18/11/2020 - 16h42min Famurs - Assessoria de Comunicação Corrigir

No último domingo (15), 492 municípios gaúchos conheceram os gestores que estarão à frente do Executivo Municipal pelos próximos quatro anos. Diferente das eleições de 2016, o número de candidatos que concorreram para se manter em seus cargos aumentou: foram 290 prefeitos na disputa por um segundo mandato. Como resultado das urnas, a taxa de reeleição no RS cresceu de 23% para 42%, reelegendo 211 candidatos no primeiro turno.

Em dois municípios, Putinga e Santa Bárbara do Sul, os prefeitos que buscavam a reeleição foram os mais votados. No entanto, a situação ainda não está definida. Em ambos os casos, os gestores aguardam uma decisão da Justiça Eleitoral para confirmarem a sua elegibilidade.

Já em Canoas, Pelotas e Santa Maria a decisão foi para o segundo turno. Os prefeitos irão disputar por uma segunda oportunidade para o cargo máximo municipal no próximo dia 29, último domingo do mês.

Caso sejam confirmadas as reeleições, o RS pode ter, ao todo, 214 gestores reeleitos no mandato de 2021 a 2024. Este é o maior índice de candidatos reeleitos dos últimos pleitos: em 2016 foram 115 e em 2012, 152.

Na análise do presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, diferente do que se imaginava, a pandemia causada pelo novo coronavírus não influenciou diretamente o resultado das urnas. “O eleitor, nas eleições municipais, se preocupa mesmo com os candidatos e propostas que falam das questões do município, dos problemas das cidades. E o que vimos é que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelos atuais gestores, a pandemia não interferiu no índice de reeleitos aqui no Estado”.

Resultado das eleições
• 211 reeleitos (sendo 2 sub judice)
• 281 eleitos  (sendo 1 sub judice)
• 5 candidatos disputam o 2° turno

Reeleição
• 290 concorrem à reeleição
• 210 se reelegeram
• 72% dos candidatos obtiveram sucesso na reeleição

MAIS NOTÍCIAS

OLIDATA
ART MÓVEIS
RESTAURANTE COME COME
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
MÁRIO SERRALHEIRO
ADRIANO CONRADO
ELETRO CLIC
ROGÉRIO CALÇADOS
SUPER SÃO JOSÉ
PADARIA ESTRELA
Mais Lidas
OLIDATAART MÓVEISRESTAURANTE COME COMEFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEMÁRIO SERRALHEIROADRIANO CONRADOELETRO CLICROGÉRIO CALÇADOSSUPER SÃO JOSÉPADARIA ESTRELA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +